Apesar de permanecer mais de 50 anos sem resposta, o ocorrido é descrito como sendo um dos maiores casos de OVNIs da Austrália
A manhã daquele 6 de abril de 1966 parecia se iniciar como qualquer outra para os moradores da cidade australiana de Melbourne. Porém, o que muitos não esperavam é que por volta das 11h20, mais de 200 pessoas, entre alunos e professores, avistariam um objeto voador não identificado que os deixaria intrigados pelos restos de suas vidas.
Foi ali, próximo a um bosque de pinheiros em uma área conhecida como Grange, que agora é uma área de reserva natural, que um objeto misterioso partiu em direção ao noroeste, onde ficava o subúrbio de Calyton South, no estado de Vitória.
Naquele horário, estudantes e docentes da Westall High School estavam terminando uma atividade esportiva quando um objeto descrito com uma cor cinzenta com tons de roxo, que tinha um formato semelhante a um pires, apesar de ter o dobro do tamanho de um carro comum, foi supostamente avistado.
Apesar dessa ser a caracterização mais comentada, há versões, como a que o professor de ciências Andrew Greenwood relatou ao jornal australiano Dandenong Journal, que a nave parecia mais um disco prateado com detalhes verdes.
O que há de consenso entre as testemunhas é que o OVNI desceu em direção ao colégio e depois atravessou e sobrevoou o canto sudoeste da escola antes de desaparecer por trás de uma floresta que ficava próxima ao local.
O tempo de veneração do espetáculo desconhecido durou pouco mais de 20 minutos, segundo os estudantes alegaram, mas foi mais que o suficiente para chamar a atenção de todos que residiam por lá.
O caso foi relatado logo nas primeiras páginas do Dandenong Journal, que cobriu o evento e publicou duas histórias em suas laudas. A primeira delas foi divulgada no dia 14 de abril e a segunda no dia 21 daquele mês.
O avistamento também foi relatado na sexta página do The Age, em 7 de abril, que manchetou o caso como “Um objeto, como um balão, foi visto durante as aulas de ontem na escola de Westall”.
O periódico também relatou que um número pequeno de objetos foi visto orbitando em torno na figura central. Já o The Sun e o The Herald não mencionaram o incidente, mas publicaram cartoons de disco voadores.
Controversas e investigações
Para explicar o caso — ou abafá-lo —, uma agência de meteorologia relatou que, às oito horas daquela manhã, havia lançado um balão meteorológico. Os céticos usaram esse fato para argumentar que o vento poderia tê-lo levado até a escola, o que, em tese, explicaria todo o mistério.
Entretanto, isso não impediu que o episódio fosse investigado por dois grupos: o Victorian Flying saucer Research Society (VFSRS) e o Phenomena Research Australia (PRA). Ambas as equipes descreveram o avistamento como sendo um dos maiores casos de Óvnis da Austrália.
O time da VFSRS chegou na cidade dois dias após o suposto avistamento e colheu relatos de diversos alunos. Já o investigador Brian Boyle visitou o local um dia depois acompanhado com quatro investigadores do exército. Boyle fez uma série de entrevistas, todas registradas em uma fita de vídeo, e também tirou amostras de marcas do chão.
Embora testemunhas tenham relatado cinco aeronaves em torno do objeto central, os pesquisadores jamais foram capazes de encontrar vestígios de tais objetos. Até mesmo um aeroporto local, que fica a menos de cinco quilômetros da área, foi investigado. Mas nenhuma aeronave adentrou o espaço aéreo a partir daquele lugar. A Real Força Aérea Australiana também não informou nenhuma atividade militar naquele espaço.
Mesmo sem respostas, o evento marca até hoje o imaginário popular de diversos Australianos. Em 2006, no dia 8 de abril, diversas testemunhas do ocorrido se reuniram no Westall Tennis Club Hall para comemorarem o 40º aniversário do incidente.
+ Saiba mais sobre ufologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
Fire in the Sky: Based on the True Story, de Travis Walton (1996) - https://amzn.to/363rf4f
UFOs: OVNIs - Militares, pilotos e o governo abrem o jogo, de Leslie Kean (2011) - https://amzn.to/2WCs4gi
Óvnis: Uma história da atividade alienígena dos avistamentos às abduções até a ameaça global, de Rupert Matthews (2011) - https://amzn.to/2WwzX6I
Céus abertos, mentes fechadas: Pela primeira vez, um homem do governo, expert em óvnis, fala sobre o assunto, de Nick Pope (2011) - https://amzn.to/3chIAJh
O Enigma UFO: Conheça a Verdadeira História de OVNIS, ET´s, Alienígenas, Óvnis, Discos Voadores, Aliens, Abduções, Ufologia e a Agenda Secreta Para o Planeta Terra, de Steven Lawrence (Ebook) - https://amzn.to/35JxvOC
UFO - O Visitante Inesperado: Avistamentos de objetos voadores não identificados no Rio de Janeiro - Brasil, de Anderson Oliveira (Ebook) - https://amzn.to/35H6zyY
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W