Com estreia marcada para outubro, cinebiografia do diretor Ali Abbasi mostra o começo da carreira de Trump e não descarta escândalos
Enquanto Donald Trump tenta garantir seu retorno ao posto de presidente dos Estados Unidos, uma cinebiografia escandalosa bate na porta. Do diretor Ali Abbasi, "O Aprendiz" mostra o início da trajetória do magnata virou político.
De acordo com a sinopse, o lançamento "traça as origens de uma dinastia americana". Além disso, a cinebiografia é "recheada de personagens grandiosos [e] revela o custo moral e humano de uma cultura definida por vencedores e perdedores.
O longa-metragem, entretanto, não deixaria polêmicas de fora. Em uma das cenas, Sebastian Stan, que interpreta Trump, é mostrado violando sexualmente sua primeira esposa, Ivana. Antes disso, ela havia ridicularizado o companheiro, que estava "gordo" e "careca". A acusação aconteceu na vida real durante o divórcio, no entanto, ela acabou voltando atrás.
Em outras cenas, "O Aprendiz" retrata o futuro presidente dos Estados Unidos vivenciando uma disfunção erétil e até mesmo se submetendo a uma lipoaspiração.
Em maio, no Festival de Cannes, o filme impressionou os presentes, contudo, acabou despertando a fúria de Trump, que se manifestou indiretamente. No dia da exibição, representantes do político alegaram que processariam os produtores do longa-metragem, classificado como "lixo" e "pura difamação maliciosa".
Steven Cheung, diretor de comunicação da campanha de Trump, disse que se tratam de "afirmações flagrantemente falsas desses falsos cineastas". "Esse lixo é pura ficção, que sensacionaliza mentiras que há muito foram desmascaradas", disse ele à AFP.
Advogados do político enviaram uma notificação judicial de bloqueio ao diretor Ali Abbasi, com o intuito de impedir a venda ou distribuição do longa-metragem nos Estados Unidos.
O filme é uma justa e equilibrada representação do nosso ex-presidente. Nós queremos que todos assistam ao filme e, então, decidam o que pensam", alegaram os produtores em uma declaração.
A história também não agradou Dan Snyder, um dos primeiros nomes a financiar a cinebiografia em questão. Ele, que é pró-Trump, conforme relatos, ficou inconformado com a representação do político. Segundo o Hollywood Reporter, Dan optou por vender a participação financeira em "O Aprendiz".
O roteirista do filme é Gabriel Sherman, que também é autor da biografia "The Loudest Voice in the Room" (2014), a respeito do fundador da Fox News. Já o elenco conta com Maria Bakalova na pele de Ivana Trump; e Jeremy Strong no papel do advogado Roy Cohn.
O filme, que chega aos cinemas no dia 11 de outubro, teve o trailer divulgado nesta terça-feira, 10. Confira abaixo!