Apesar de investir todas suas economias na industria petrolífera, o empresário encarou a falência nos últimas anos de vida
Edwin Drake, também conhecido como Coronel Drake foi um empresário estadunidense que ficou famoso por ser o primeiro norte-americano a perfurar o solo — com sucesso — e encontrar uma reserva de petróleo. No entanto, a descoberta não foi o suficiente para alavancar seus negócios, e Drake morreu pobre.
Descoberta de petróleo
Originalmente chamada de Pennsylvania Rock Oil Company, a Seneca Oil era uma empresa que coletava petróleo de uma fonte em Titusville, na Pensilvânia. Durante a primavera de 1858, Edwin Drake — até então acionista da companhia — foi enviado ao local para investigar suspeitas de depósitos de petróleo, que até o momento eram desconhecidos na região.
Drake comprou um motor a vapor para alimentar a broca, e perfurou uma ilha no riacho de petróleo, da mesma maneira que os perfuradores de poço de sal. Embora otimista, Drake não teve muito apoio quando a primeira experiência não deu certo. Após inúmeras tentativas fracassadas, o empresário recebeu o apelido de Drake's Folly.
Cada vez mais sem dinheiro para financiar a operação, o homem assinou um empréstimo, que lhe deu subsídio para concluir sua pesquisa. Em 27 de agosto de 1859, o empresário encontrou uma grande quantidade de petróleo. O óleo subiu à superfície por meio de uma bomba de jarro manual, posteriormente sendo coletado em uma banheira.
Falência e últimos anos de vida
Edwin Drake, por sua vez, ficou famoso por ser o pioneiro em um novo método de produzir petróleo, sendo até hoje um método muito utilizado pela indústria petrolífera. Dada a sua descoberta, o empresário investiu suas finanças na criação de uma empresa de ações voltadas para a extração e comercialização de petróleo.
Seu pioneirismo levou ao crescimento de muitas pessoas nesta indústria, no entanto, Drake não possuía boa perspicácia nos negócios, o que levou a sua ruína. Em 1863, após falhar em patentear sua invenção, ele perdeu todo o seu dinheiro em especulações de petróleo, em 1972.
Em seus últimos anos de vida, Drake ficou conhecido como o “homem louco”, até que em 9 de novembro de 1880 veio a falecer, em Belém, na Pensilvânia. Seu corpo foi enterrado ao lado da sua esposa, em Titusville e um memorial foi construído no local, em sua homenagem.
+Saiba mais sobre a indústria do petróleo por meio de obras disponíveis na Amazon:
O petróleo: Uma história mundial de conquistas, poder e dinheiro, de Daniel Yergin (2012) - https://amzn.to/2C0mL3J
A Maldição do Petróleo: Como a riqueza petrolífera molda o desenvolvimento das nações eBook Kindle, de Michael L. Ross (2019) - https://amzn.to/31IzBOA
Gerenciamento de riscos para a indústria de petróleo: Conceitos e Casos Offshore e Onshore, de Gerardo Portela (2015) - https://amzn.to/3e4Iepz
Direito Do Petróleo, de Yanko Marcius De Alencar Xavier, Luiz Felipe Monteiro Seixas e Fabrício Germano Alves (2020) - https://amzn.to/3dZgoef
Petróleo e Gás: Princípios de Exploração, Produção e Refino, de Daniela de Melo Apoluceno, Messias Candido Amaral, Paulo Cezar Auríquio e Vinicius Ramos Pinto (2016) - https://amzn.to/2C6GGO9
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7