Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Dia dos pais

Dia dos pais: Conheça as origens da data no Brasil e no mundo

Celebrado no Brasil no segundo domingo de agosto, o dia dos pais é comemorado em diferentes datas ao redor do mundo e remonta a várias tradições

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 11/08/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Getty Images
Imagem ilustrativa - Getty Images

Celebrado anualmente em diversas partes do mundo, o Dia dos Pais é comemorado em diferentes datas, a depender da região, e remonta a várias tradições.

No Brasil, o Dia dos Pais foi instituído em 1953 pelo publicitário Sylvio Bhering, que era diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo.

Inicialmente, a data escolhida para a celebração era 16 de agosto, em homenagem a São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus, que era celebrado pela Igreja Católica. No entanto, a data de celebração de São Joaquim foi alterada para 26 de julho, e o mês de agosto, que já estava em alta entre os comerciantes, acabou se consolidando como o mês para a comemoração.

Ilustração de São Joaquim, pai de Maria / Crédito: Domínio público

Estratégia de Marketing

Sérgio Dantas, professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, disse à Agência Brasil que a escolha de agosto para o Dia dos Pais teve um fundo estratégico.

"O Dia das Mães já existia, então a ideia foi: por que não ter também um Dia dos Pais? E, aqui no Brasil, mais declaradamente, surgiu como uma ideia mercadológica, publicitária mesmo. Então muito ditado até mesmo para movimentar o comércio”, disse ele.

Segundo a fonte, o professor sugere que a data foi estrategicamente escolhida para espaçar as principais datas comerciais do ano.

Eu acredito que foi estrategicamente escolhido porque o comércio tem datas marcantes. A gente finaliza o ano com o Natal, que é a grande data. Tem depois, no primeiro semestre, o Dia das Mães, que é a segunda maior data de movimento. Logo depois, em junho, tem o Dia dos Namorados. E aí só o Dia das Crianças, em outubro. Acho que a ideia foi tentar espaçar isso ao longo do ano.”

A data escolhida para o Dia dos Pais no Brasil, no entanto, faz com que o país se destaque, pois, a maioria dos países celebra a data em outras épocas do ano.

Imagem ilustrativa / Crédito: Soledadsnp por Pixabay

Nos EUA

Nos Estados Unidos, o Dia dos Pais começou a ser celebrado em 1910, graças à iniciativa de Sonora Luise Smart. Ela queria homenagear seu pai, William Jackson Smart, um  agricultor que lutou na Guerra Civil Americana e que criou seus filhos sozinho após a morte da esposa.

A primeira comemoração ocorreu em 19 de junho — data de aniversário de seu pai. A ideia de Sonora ganhou popularidade e, décadas mais tarde, em 1966, o presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como a data oficial para a celebração, que rapidamente se espalhou para outros países, influenciados pela cultura americana.

Padronizou de ser no terceiro domingo, que até era um dia mais fácil das famílias estarem juntas e de vivenciarem o propósito do Dia dos Pais, que é justamente essa união, a comunhão. Como os Estados Unidos são um país que dita tendências, muitos países acabaram seguindo essa determinação deles”, aponta Dantas.

Outras localidades

A maioria dos países, cerca de 70, adota o terceiro domingo de junho para a comemoração. No entanto, algumas nações, como Portugal, Espanha e Itália, celebram a data em 19 de março, Dia de São José, refletindo as diferentes influências culturais e tradições locais.