Original da Netflix, Destinos à Deriva se encontra entre os mais assistidos filmes da plataforma de streaming
Vivendo em um país totalitário ao lado de seu esposo, Mia, que está grávida, toma uma decisão drástica: ela se esconde em um contêiner para conseguir fugir em busca de uma nova realidade.
Mas, Mia acaba separada do companheiro e precisa lutar para sobreviver contra uma tempestade violenta que a atira ao mar. À deriva no oceano, a protagonista precisa salvar a filha que acabou de nascer e reencontrar o seu marido.
Esta é a sinopse do filme 'Destinos à Deriva', novo longa da plataforma de streaming Netflix. No top 10 dos filmes mais assistidos por brasileiros, a produção chama atenção dos assinantes por sua história eletrizante.
"Esse é o melhor filme de todos que falam sobre sobrevivência, eu dou a nota máxima para esse!!! Simplesmente inacreditável oq essa mulher fez, eu passei um sufoco, mas que experiência.. Recomendo demais", escreveu uma internauta através do X, antigo Twitter. "Que filmão, quem aí tiver nada para ver assiste Destinos À Deriva na Netflix, muito bom", escreveu outro usuário.
Como consequência, muitos podem questionar se 'Destinos à Deriva', assim como muitos filmes da Netflix, é baseado em uma história verídica. Embora baseado na triste saga dos imigrantes, o longa em questão não é baseado em uma história real.
O site The Cinemaholic repercute que a história do filme, na verdade, se baseia na criatividade de Indiana Lista. Ela escreveu o roteiro em colaboração com Ernest Riera, Miguel Ruz, Seanne Winslow e Teresa Rosendoy.
O diretor do longa, Albert Pintó, chegou a revelar em entrevista que Lista conhecia histórias de imigrantes mexicanos que tentaram atravessar a fronteira de maneira semelhante a protagonista do filme.
Assim, migrantes foram entrevistados e suas histórias de sobrevivência inspiraram de maneira parcial a narrativa de 'Destinos à Deriva'.
Pintó revelou que os roteiristas do filme pesquisaram as rotas de tráfico de pessoas presente na Guatemala, El Salvador, Nicarágua e Honduras. As histórias de naufrágios ocorridos na Espanha também inspiraram o filme.
Ou seja, embora o filme seja inspirado brevemente em histórias reais, a saga da mulher grávida perdida no oceano não passa de ficção.