Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Stanley Kubrick

De Olhos Bem Fechados: O filme de Kubrick que teria previsto os casos Diddy e Epstein

Último filme da carreira de Stanley Kubrick, 'De Olhos Bem Fechados' mostra uma sociedade secreta que organiza orgias entre membros da elite; entenda!

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 20/10/2024, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'De Olhos Bem Fechados' - Divulgação
Cena do filme 'De Olhos Bem Fechados' - Divulgação

O magnata da música Sean Combs, o Diddy, ganhou os noticiários recentemente por enfrentar acusações federais graves que abrangem crimes como tráfico sexual, abuso, agressão, extorsão e outros.

Diddy, que atualmente está preso preventivamente até seu julgamento, marcado para o ano que vem, supostamente lideraria uma rede criminosa que organizaria encontros sexuais coercitivos em festas privadas, as chamadas freak-offs, onde também rolaria o uso de drogas e abusos de menores. 

De acordo com documentos judiciais divulgados recentemente, as festas aconteceriam em luxuosas suítes de hotel, onde Diddy colocava câmeras escondidas para filmar as pessoas durante os atos e depois usaria essas imagens para garantir seu silêncio.

+ O lado obscuro do glamour: Veja como eram as Festas do Branco de Diddy

Diddy - Getty Images

As festas contariam com a presença de grandes estrelas internacionais, como cantores, atores, atletas e diversas outras personalidades. 

O caso Diddy não é a única polêmica recente envolvendo poderosos magnatas e celebridades. Anteriormente, o caso do bilionário Jeffrey Epstein, que comandou um esquema de tráfico sexual de menores, já havia chamado a atenção pelo grande número de famosos envolvidos

Dezenas de mulheres acusaram Epstein de forçá-las a prestar serviços sexuais para ele e seus convidados em uma ilha particular do Caribe. O empresário acabou sendo achado morto em sua cela, em 2019, sob condições misteriosas; enquanto o escândalo ainda se estende. 

Mas o que acontece por trás das cortinas nas festas da elite? É justamente essa uma das questões debatidas pelo lendário cineasta Stanley Kubrick no último filme de sua carreira: 'De Olhos Bem Fechados' (1999).

O filme 

Estrelado por Tom Cruise e Nicole Kidman, 'De Olhos Bem Fechados' segue a história do médico Bill Harford (Cruise) que acaba entrando em uma sociedade secreta que organiza orgias entre membros da elite.

As festas não são só marcadas pela devassidão humana, mas também por rituais obscuros e os acordos por silêncio entre figuras de poder — servindo como uma poderosa metáfora para a decadência moral da elite, seja ela entre membros da mídia, política e até do entretenimento. 

'De Olhos Bem Fechados' também é marcado pela excentricidade de Kubrick que, segundo relata matéria do Terra, contou com rigorosos contratos de confidencialidade entre todos os envolvidos. 

Além de gravar cenas à exaustão, Cruise também foi impedido por Kubrick de estar no set quando Nicole gravava cenas de sexo com outra pessoa, conforme repercute matéria da BBC. As gravações também entraram para o Guinness World Record por sua longa duração: 579 dias. 

Cena do filme 'De Olhos Bem Fechados' - Divulgação

Um fato curioso sobre o filme, e alimenta teorias da conspiração, é que quem quebra o segredo das festas e rompe com o pacto, acaba pagando com a própria vida. Kubrick acabou falecendo dias após entregar a versão final do filme

Mas, fato é que 'De Olhos Bem Fechados' é baseado no romance 'Traumnovelle', de Arthur Schnitzler, escrito em 1926, romance pelo qual Kubrick ficou aficionado em sua vida adulta, muito antes de se relacionar com pessoas ricas e poderosas — principalmente pela forma que o livro explora as nuances de um casamento, dos pequenos às grandes mentiras e como as pessoas lidam com o ciúme. 

"Este filme é uma homenagem a toda a vida de Kubrick, mas particularmente à maturidade que ser casado com Christine lhe deu. A influência dela está em muitas cenas", explicou Nathan Abrams, professor de cinema da Universidade de Bangor e coautor da biografia 'Kubrick: An Odyssey', à BBC. 

"Kubrick era famoso por sua pesquisa meticulosa: ele sabia que tinha que viver 40 anos de casamento antes de dirigir os temas deste filme. De Olhos Bem Fechados era algo que Kubrick queria fazer desde os anos 1950", finaliza.