Os membros da família imperial brasileira possuíam nomes muito peculiares devido à extensão
O período da monarquia marcou em muito a história do Brasil. Diversas foram as figuras que desempenham importantes papéis no país, desde a chegada de D. João VI com a família real, em 1808. Um fato um tanto peculiar é que a maioria dos membros da família imperial brasileira possuía nomes extremamente extensos. Confira alguns deles a seguir.
1. D. João VI
Filho de D. Maria I e de D. Pedro III, reis de Portugal, foi nomeado Príncipe-Regente em 1792, quando sua mãe foi considerada incapaz de governar. Após a morte da rainha, em 1816, tornou-se rei.
Contudo, um fato que muitos devem desconhecer é que o primeiro monarca português a viver em terras brasileiras tinha um nome extenso: João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael de Bragança.
2. D. Pedro I
Nascido em 12 de outubro de 1798, no Palácio Real de Queluz, em Portugal, o herdeiro de D. João VI, que mais tarde veio a ser imperador do Brasil independente, foi batizado em homenagem a São Pedro de Alcântara. Seu nome completo era Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim.
3. Maria II
Maria da Glória Joana Carlota Leopoldina da Cruz Francisca Xavier de Paula Isidora Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga era a filha mais velha de D. Pedro I. Ela tinha apenas sete anos de idade quando seu avô, D. João VI morreu, e se tornou herdeira de Portugal, uma vez que seu pai havia abdicado do trono.
A jovem teve seu trono usurpado por seu tio D. Miguel, mas que foi recuperado mais tarde por seu pai, tornando-se novamente rainha.
4. D. Januária
Irmã mais velha de D. Pedro II, a princesa chamava-se Januária Maria Joana Carlota Leopoldina Cândida Francisca Xavier de Paula Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança.
Ela nasceu em 11 de março de 1822, quando o Brasil ainda não havia declarado a independência de Portugal, e morreu em 13 de março de 1901, já no exílio, após a proclamação da República.
5. D. Pedro II
Assim como seu pai, o segundo e último imperador do Brasil também foi batizado em homenagem ao santo. Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga governou o país por 58 anos, entre 1831 e 1889, quando ocorreu o golpe da República.
6. Princesa Isabel
A herdeira de Pedro II chamava-se Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon-Duas Sicílias e Bragança.
A princesa que assinou a Lei Áurea era a segunda filha do imperador e de sua esposa Teresa Cristina, sendo a primeira do sexo feminino.
Contudo, com a proclamação da República no ano de 1889, a princesa nunca chegou a assumir o trono. Ela se exilou na França com o marido Conde d'Eu, onde viveu por trinta anos até sua morte em 14 de novembro de 1921, aos 75 anos.
+Saiba mais sobre o Brasil Império por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
D. Leopoldina: A história não contada: A mulher que arquitetou a independência do Brasil, Paulo Rezzutti (2017) - https://amzn.to/2DsrmJt
Domitila: A verdadeira história da marquesa de Santos, Paulo Rezzutti, (2013) - https://amzn.to/2QQWDvM
A biografia íntima de Leopoldina, Marsilio Cassotti (2015) - https://amzn.to/2ZZp8LM
A carne e o sangue: A Imperatriz D. Leopoldina, D. Pedro I e Domitila, a Marquesa de Santos, Mary del Priore (2012) - https://amzn.to/2QScSIY
Titília e o Demonão, a vida amorosa na corte imperial: Mensagens de D. Pedro I à Marquesa de Santos (A história não contada), Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/3005qj3
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du