Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ovo

Conheça o curioso ovo intacto de 1.700 anos encontrado na Inglaterra

No ano passado, a descoberta de um ovo intacto de 1.700 anos chamou atenção dos entusiastas de arqueologia; relembre detalhes

Redação Publicado em 26/02/2025, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registros do curioso ovo de 1.700 anos - Oxford Archaeology
Registros do curioso ovo de 1.700 anos - Oxford Archaeology

Um ovo de galinha, estimado em cerca de 1.700 anos, foi encontrado intacto durante escavações em Aylesbury, Buckinghamshire, e acredita-se que seja o único do tipo no mundo, ainda contendo líquido em seu interior. Relembre a descoberta divulgada no ano passado.

A escavação ocorreu entre 2007 e 2016, e os pesquisadores descreveram a descoberta como "genuinamente única".

Durante as atividades, três ovos foram acidentalmente quebrados, liberando um odor forte e desagradável, mas um quarto ovo permaneceu intacto.

Especialistas da Oxford Archaeology sugerem que o local da escavação pode ter funcionado como uma espécie de poço dos desejos romano.

Recentemente, uma microanálise revelou que o ovo ainda contém gema e clara, corroborando a ideia de que se trata do único ovo preservado desse período.

O líquido

Edward Biddulph, gerente sênior do projeto na Oxford Archaeology responsável pela escavação, expressou sua surpresa ao descobrir que o conteúdo havia se mantido intacto.

"Ficamos absolutamente impressionados ao ver os conteúdos lá dentro, pois esperávamos que tivessem se perdido ao longo do tempo", disse ele, conforme repercutido pelo The Independent em 2024.

A análise mais detalhada foi conduzida pela conservadora Dana Goodburn-Brown, que levou o ovo para a Universidade de Kent. Segundo Biddulph, a imagem obtida indicou que o ovo não só estava intacto, mas também conservava líquidos provenientes da gema e da clara.

Até o ano passado, o ovo estava sob os cuidados do Museu de História Natural de Londres. Douglas Russell, curador sênior da coleção de aves, ovos e ninhos do museu, foi consultado sobre as melhores práticas para conservar o ovo e extrair seu conteúdo sem danificá-lo.

Biddulph ressaltou a importância da descoberta: "Ao que parece, trata-se do exemplo mais antigo conhecido no mundo." Ele também admitiu que carregar um ovo com dois mil anos de idade por Londres era uma experiência assustadora. 

Até então, o ovo se encontrava no Discover Bucks Museum em Aylesbury enquanto continuam os trabalhos para descobrir como extrair seu conteúdo sem comprometer a delicada casca. "Há um enorme potencial para novas pesquisas científicas e essa é a próxima etapa na vida deste ovo notável", concluiu Biddulph.