1899, série de sucesso da plataforma de streaming Netflix, tem pequenas e curiosas referências a antiga civilização
Lançada pela plataforma de streaming Netflix, a série '1899' já é um sucesso. A produção alemã se encontra em primeiro lugar nas séries mais assistidas do momento na Netflix Brasil. Dos mesmos criadores de 'Dark', a série mostra uma misteriosa viagem de navio marcada por inúmeras reviravoltas.
"Um navio que desapareceu há meses é encontrado à deriva no Atlântico com apenas um de seus passageiros a bordo. Mas a realidade não é bem o que parece", destaca a sinopse da Netflix.
Especificamente, a série mostra a viagem realizada pelo navio Prometheus, que acaba tendo seu destino alterado quando se depara com a embarcação Kerberos, desaparecida quatro meses antes. No entanto, o que parecia ser um mistério prestes a ser solucionado se torna um verdadeiro pesadelo para os viajantes.
Apesar de ser dos mesmos criadores de 'Dark', a série não tem ligação com o outro sucesso da Netflix e muito menos é baseada em fatos. Todavia, chamam atenção as referências a mitologia grega.
Conforme repercutido pelo site Decider, as referências podem ser encontradas nos nomes dos dois navios. Como citado, o primeiro se chama 'Prometheus', o que seria uma referência à Prometeu, que na mitologia grega era um titã deus do fogo.
Segundo a narrativa, ele roubava o fogo dos deuses e entregava à humanidade. Como consequência, os humanos conseguiram formar a civilização. Punido, acabou sendo amarrado numa rocha e teve um destino cruel: uma águia - símbolo de Zeus - comia seu fígado diariamente. Como o fígado crescia toda noite, ele vivenciou um eterno ciclo de tortura.
Já o outro navio mostrado na série, o Kerberos, que também pode ser compreendido como Cérbero. Na narrativa, a figura Cérbero compreendia um cachorro com inúmeras cabeças, responsável por guardar os portões do submundo e já chegou a ser chamado de cão de Hades.