Entenda qual a explicação por trás da temível aparência da serpente
Na última semana, uma postagem sobre uma curiosa — e assustadora — espécie de cobraviralizou no Twitter, sendo divulgada por uma usuária identificada como "Science girl" (ou "Garota da ciência", em tradução livre).
A publicação viral, que foi feita na segunda-feira, 24, contém um vídeo da "Víbora com chifres de rabo-aranha", cuja ponta do rabo, assim como seu nome sugere, é muito semelhante ao aracnídeo de oito pernas. Ainda mais surpreendente, aliás, é que a semelhança não se limita à aparência, também se estendendo à maneira como ele se move.
Essa característica inusitada, no entanto, não existe somente para atormentar nossos pesadelos: ela cumpre um objetivo fundamental no dia-a-dia desses animais, servindo para atrair suas presas.
In the rugged and rocky terrains of the Zagros mountains in Iran, a remarkable predator roams, known as the spider-tailed horned viper
— Science girl (@gunsnrosesgirl3) July 24, 2023
Look at its tail,
the tip resembles the shape of a spider, but not only that it moves just like a spider, and used as a hunting tool to lure… pic.twitter.com/Jqv4hZzyD3
O hábitat natural do predador reptiliano, cujo nome científico é "Pseudocerastes urarachnoides", é as cordilheiras de Zagros, que ficam localizadas entre a porção noroeste do Irã e a região oeste do Iraque.
Para sobreviver no clima seco, a serpente se alimenta de pássaros de hábitos insetívoros, ou seja, aves cuja dieta consiste em pequenos vertebrados. Quando esses pássaros descem até o chão para dar o bote naquilo que acreditam ser uma aranha apetitosa, acabam, em uma reviravolta de eventos, se tornando a refeição da cobra.
Um outro vídeo, aliás, mostra o réptil em ação, atacando um pássaro que foi enganado pelo formato de seu rabo. Com escamas que a ajudam a se camuflar no ambiente arenoso, as adaptações da serpente permitem que ela precise apenas ficar quieta enquanto espera que as suas presas venham até ela.
Isso aqui não existe não po
— memes futebolisticos. - vito (@Mfutebolisticos) July 25, 2023
pic.twitter.com/oSlMoxLokQ
Outro detalhe interessante é que a Pseudocerastes urarachnoides foi observada pela primeira vez em 1968, mas só foi reconhecida como espécie em 2006.
Vale mencionar, por fim, que a filmagem do tweet original foi feita por Michael Vescio, um cientista que administra um cativeiro para serpentes ameaçadas de extinção, segundo creditado pela usuária do Twitter que fez a postagem. Em sua conta do Instagram, o especialista possui uma verdadeira coleção de vídeos sobre cobras das mais diferentes espécies.
Nos comentários da publicação viral, é possível ver diversos internautas assustados com o fato que um animal como esse sequer existe. As fobias em relação a aranhas e a cobras, afinal, são muito comuns, de forma que víbora com chifres de rabo-aranha acaba sendo duplamente aterrorizante.
Muitos se mostraram ainda maravilhados com a maneira como o processo evolutivo acabou selecionando as características que hoje formam a serpente, tornando-a uma armadilha viva para aves que sobrevoam as cordilheiras de Zagros.
Tenho medo de cobra e aranha
— Weslly Costaᶜʳᶠ (@WesllyC1) July 25, 2023
Evolução: não diga mais nada!! Aqui está
Deus pode ter feito todos os outros animais, mas essa cobra com cauda que imita uma aranha pra atrair predadores, foi obra de Satanás com toda certeza pic.twitter.com/RYz6YUQS6C
— Neminha 🦇⚰️💀👻🏳️🌈 (@nemanema) July 26, 2023
Novo medo desbloqueado . Cobra com rabo de aranha pic.twitter.com/JFm2y4xEQD
— Ferllen Fokker (@ferllenaf) July 25, 2023