Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nemo

A apresentadora famosa que inspirou a curiosa Dory de ‘Procurando Nemo’

Personagem que fascina diferentes gerações foi inspirada em apresentadora dos EUA

Redação Publicado em 23/07/2023, às 08h00 - Atualizado às 10h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de Procurando Nemo - Divulgação/ Pixar
Imagem promocional de Procurando Nemo - Divulgação/ Pixar

"Procurando Nemo", que foi lançado em 2003, é um adorado filme de animação da Pixar que fez muito sucesso não apenas com as crianças, seu público-alvo, mas também suas famílias devido aos personagens carismáticos e humor inteligente. 

Uma das figuras favoritas dos fãs, aliás, é Dory, uma peixe azul que sofre com perda de memória recente, mas não deixa isso impedi-la de ajudar Marlin em sua jornada atrás de seu filho, Nemo

O que muitos não sabem é que Andrew Stanton, que é diretor e também co-roteirista da produção, teve a inspiração para a personagem enquanto assistia Ellen DeGeneres, uma famosa apresentadora de televisão e comediante norte-americana. 

Ellen DeGeneres durante entrevista |Crédito:Reprodução|Vídeo

Na ocasião, a comunicadora fazia uma piada na qual mudava o tópico do que estava dialogando várias vezes no meio da frase, usando dessa falta de coesão para criar humor. Conforme explicado por Stanton em uma entrevista ao Los Angeles Times, ele achou a estratégia brilhante: 

Eu ouvi (DeGeneres) mudar a frase — o assunto de uma frase — cinco vezes antes de ela ir do começo ao fim. E uma lâmpada se acendeu, era uma maneira atraente e progressiva de poder usar a memória de curto prazo que não ficaria batida muito rápido", explicou. 

Dory seria um peixe macho 

Outro detalhe relevante é que, originalmente, o plano dos criadores de "Procurando Nemo" é que o amigo improvável encontrado por Marlin em sua busca pelo filho fosse, na verdade, macho. 

Para ser honesto, eu tinha essa visão realmente estúpida, masculina e ingênua de que o guia que deveria conduzir o pai deveria ser um peixe macho. E simplesmente não funcionou por cerca de seis meses a um ano", relembrou Stanton ao veículo.
Trecho de "Procurando Nemo" / Crédito: Divulgação/ Pixar 

Depois de ver a piada de Ellen DeGeneres, todavia, acabou lentamente mudando de ideia em relação ao personagem. Além de torná-la uma fêmea, ele decidiu que não faria com que Marlin tivesse uma relação romântica, e sim de teor platônico.  

"Eu não conseguia tirar a voz dela da minha cabeça e, de repente, todo o bloqueio de escritor que eu havia acabado de descarregar. E então comecei a pensar: 'Bem, por que não? Por que não pode ser uma mulher? E por que não pode ser um relacionamento platônico?'", contou ainda. 

Seu conceito para Dory, é claro, foi um sucesso. A popularidade da peixinha com problemas de memória foi tanta que, em 2016, foi lançada a sequência "Procurando Dory", que focava no que aconteceu com ela depois de conhecer Marlin e Nemo, e também se aprofundava nos eventos de sua infância, mais uma vez cativando audiências.

Vale mencionar ainda que, nas versões em inglês tanto dessa animação, quanto de "Procurando Nemo", Dory é dublada justamente por DeGeneres