O tribunal repleto de narrativas conflitantes ainda não foi concluído, porém muitos internautas já têm seu veredito
O processo por difamação iniciado por Johnny Depp contra sua ex-esposa Amber Heard foi aos tribunais norte-americanos no último dia 11 de abril, e tem movimentado a internet desde então.
Heard é acusada de publicar falsas alegações de violência doméstica contra seu ex-marido através de uma carta aberta publicada no "The Washington Post" em 2018, o que, de acordo com o time legal do ator de Piratas no Caribe, prejudicou sua carreira.
No julgamento, a atriz reafirmou os supostos abusos sofridos enquanto estava em um relacionamento com Depp, e ele também usou a ocasião para fazer relatos que acusam a antiga parceira de ter sido violenta com ele.
Vale lembrar que as celebridades estiveram juntas entre 2012 e 2016, contando o namoro e o casamento dos dois.
A disputa judicial entre os artistas é repleta de complexidades, com os mesmos eventos sendo descritos em duas versões diferentes. Um exemplo é uma discussão tida pelos antigo casal durante uma viagem à Austrália em 2015.
De acordo com Depp, que deu seu depoimento primeiro, ele teve a ponta de seu dedo médio decepado por uma garrafa de vidro jogada pela ex-parceira.
Honestamente, eu não senti a dor a princípio (...) Eu senti um calor, e como se algo estivesse pendurado na minha mão. Então, eu olhei para baixo e percebi que a ponta de meu dedo tinha sido decepada, e eu estava olhando diretamente para meu osso, para a parte carnuda de dentro do dedo, e sangue estava se derramando", contou ele ao tribunal", revelou o ator em tribunal.
Já segundo Heard, houve muitos copos e garrafas de vidro quebrados, mas o responsável pela destruição havia sido seu então marido. Foi também durante este episódio que ela relata ter sido penetrada com uma garrafa.
Eu só lembro de ficar muito quieta, não querendo me mover (...), porque eu não sabia se a garrafa dentro de mim estava quebrada. Eu não podia senti-la, eu não conseguia sentir dor, não conseguia sentir nada. Eu olhei ao meu redor, e tinha tanto vidro quebrado, eu não sabia se ele ia saber ou não se [a garrafa que segurava] estava quebrada", revelou a atriz à corte norte-americana, adicionando que não tinha memória de como a noite terminou.
No depoimento dela, o artista de Piratas do Caribe teria ferido seu dedo após bater um telefone de plástico contra uma parede até o objeto ser reduzido a pedacinhos.
Após o incidente, Johnny Depp buscou tratamento médico para o ferimento, que levaria ainda meses para se recuperar completamente, porém, de acordo com ele, a história que contou para os profissionais que o trataram foi de que havia passado por um acidente com as portas de sua casa. Heard, por sua vez, não procurou ajuda médica.
O julgamento envolvendo os atores está previsto para chegar ao seu final na próxima sexta-feira, 27. Porém, nas redes sociais, muitos já têm vereditos prontos. Isso porque, como as longas audiências da briga judicial são gravadas e disponibilizadas online, é fácil para usuários assistirem os vídeos e tirarem suas próprias conclusões a respeito do caso.
I use 'Amber Heard' and 'abuser' synonymously.
— Mosley 🏴☠️ (@MosleySunfire) May 16, 2022
"I don't like to think of myself as a victim" -Amber Heard
— rkkherself (@rkkherself) May 16, 2022
Well that's because you're the abuser, Amber. #AmberHeardDeservesPrison#JohnnyDeppvAmberHeard#JusticeForJohnnyDepp
So basically all Amber Heards witnesses are random party girls who are pissed that Johnny Depp evicted them from living rent free in his million dollar penthouses.
— Femininity Fawn 🇨🇦 (@femininityfawn) May 18, 2022
Got it.#JohnnyDeppVsAmberHeardTrial
NOT BELIEVING AMBER HEARD DOES NOT MEAN WE DON’T BELIEVE WOMEN.
— carlz (@bipaulsontaylor) May 18, 2022
IT MEANS WE DON’T BELIEVE LIARS.
IT MEANS WE DON’T BELIEVE ABUSERS.
WE BELIEVE WOMEN.
WE DO NOT BELIEVE AMBER HEARD. #JusticeForJohnnyDepp#JohnnyDeppAmberHeardTrial#AmberHeardIsALiar
Amber Heard just said she has mountains of evidence!
— Brian McPherson (@ThatBrianFella) May 16, 2022
And clearly decided to bring none of it to this trial.
Em entrevista ao site Aventuras na História, o advogadoJosé Estevam Macedo Lima, que é especialista na área de direito relacionada à indústria do entretenimento, apontou que a repercussão nas redes sociais tem sido um exemplo claro de "julgamento precipitado" por parte do público, que não necessariamente está qualificado para entender a situação.
O que vem sendo notoriamente evidenciado no decorrer dos depoimentos, e no julgamento, é bem diferente daquilo que ficou marcado quando foram feitas as acusações pela Amber”, afirmou Estevam.
O advogado também alertou que, embora uma quantidade expressiva de usuários esteja se manifestando de forma contrária à atriz, é possível que a conclusão do processo por difamação seja diferente daquela alcançada pela opinião pública virtual.
As opiniões podem divergir, pois os juízes, apesar da necessidade de se pautarem em provas, também são humanos e possuem suas convicções", lembrou o profissional.
Estevam destacou ainda que as denúncias feitas por Heard em 2018 tiveram prejuízos incalculáveis para a carreira de Depp. No Brasil, questões semelhantes de direito de família possuem sua proteção pautada e legitimada pelo Segredo de Justiça imposto pelo artigo 189, II do Código de Processo Civil.
Curiosamente, é possível que, agora, o mesmo aconteça com a atriz, que recentemente foi alvo de uma petição para retirá-la do filme 'Aquaman 2', uma iniciativa que atraiu 4,5 milhões de assinaturas até a publicação desta matéria.