Com seus impressionantes 60 metros de profundidade e 14 milhões de litros de água, a piscina é um passeio singular em Dubai
Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/08/2023, às 16h44 - Atualizado em 09/11/2023, às 15h42
Por todo o mundo, é possível encontrar as mais diferentes formações naturais, cadeias montanhosas e paisagens. No entanto, as peculiaridades que diferentes lugares do globo podem abrigar não se limitam apenas a formações naturais, como também podem ser manipuladas e construídas pelo homem, nesse período da história em que a humanidade possui destreza sobre quase toda a natureza.
E entre as cidades — estas, por sua vez, repletas das mais diferentes construções — mais impressionantes do globo terrestre, uma que salta facilmente aos olhos é a luxuosa Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, conhecida amplamente por seus shoppings de luxo e pela arquitetura avançada e ultramoderna. E esses adjetivos não são sem razão: é em Dubai que se pode encontrar nada mais, nada menos que o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, contendo 828 metros de altura e 160 andares.
No entanto, embora seja a mais visível — afinal, como não ver de longe um prédio tão colossal? —, esta não é a única construção que alcança o extremo em alguma medida na luxuosa cidade. Conheça a seguir uma construção que se estende, dessa vez, para baixo: o Deep Dive Dubai, a piscina mais profunda do mundo.
Inaugurada oficialmente no dia 28 de julho de 2021, a Deep Dive Dubai é uma piscina de mergulho tematizada como uma "cidade submersa", atraindo a atenção de mergulhadores e turistas todo o ano. Nela, é possível descer até 60,02 metros — o que é pelo menos 15 metros a mais que qualquer outra piscina do mundo, de acordo com o g1.
E é claro que considerando-se tamanha profundidade, sem mencionar a tematização e todas as normas de segurança a serem adotadas em um lugar de tamanho exagero, é evidente que seria necessário uma grande quantidade de água para enchê-la. Tem capacidade de armazenar 14 milhões de litros de água doce — o equivalente a cerca de seis piscinas olímpicas.
Ver essa foto no Instagram
Embora aventurar-se nas profundezas da Deep Dive Dubai pareça loucura e um pesadelo para muitos, os visitantes podem ficar tranquilos: a piscina conta com uma complexa estrutura de câmaras hiperbáricas, capazes de oferecer inalação de oxigênio para até 12 pessoas simultaneamente, caso necessário. Isso sem mencionar todas as mais variadas regalias para uma experiência digna de Dubai.
A beleza da Deep Dive Dubai chama atenção desde seu exterior: por fora, a construção se parece com uma ostra gigante. E isso tudo para abrigar a beleza principal, na parte de dentro, com o poço circular iluminado e decorado.
No interior, ainda é garantido àqueles que se aventurem em mergulhar que terão todas as necessidades e até agrados possíveis de se ter submersos. Ali, rochas vulcânicas, tecnologias desenvolvidas pela NASA e técnicas de radiação ultravioleta trabalham em conjunto para garantir uma filtragem super eficiente da água, mantida constantemente a agradáveis 30ºC, e acompanhada por luzes e músicas ambientes.
Além do mais, o passeio submerso também garante entretenimento aos mergulhadores, mesmo debaixo da água. Nas profundezas, a piscina possui uma paisagem de temática urbana abandonada, tendo apartamento, garagem, fliperama e outras atividades. E quem preferir manter-se em terra, também pode assistir aos mergulhadores através de janelas gigantes.
Por fim, é claro que sempre interessa a informação de quanto custa para se conhecer um ambiente artificial tão impressionante e extremo como este. E os preços podem variar de acordo com o tipo de mergulho que se tenha vontade de praticar, indo desde 400 a 1,8 mil dirhams — o que, na moeda atual, vale de R$ 530 a R$ 2.400.