O presidente ucraniano foi eleito personalidade do ano em virtude da sua "luta contra a agressão russa"
A revista britânica 'Financial Times' estampou sua capa nesta segunda-feira, 5, com a imagem do presidente da Ucrânia,Volodymyr Zelensky, informando que ele foi eleito personalidade do ano.
Conforme repercutido pelo UOL, o texto divulgado pela revista aponta o presidente como um "porta-estandarte da democracia liberal na disputa global mais ampla contra o autoritarismo, que pode definir o curso do século XXI".
O 'Financial Times' comparou o presidente ucraniano, que chamou a atenção do mundo em virtude da guerra contra a Rússia, com o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill, um dos líderes europeus mais importantes durante a Segunda Guerra Mundial.
Zelensky também personificou a coragem e resiliência do povo ucraniano em sua luta contra a agressão russa. É por essas razões que o Financial Times escolheu Zelensky como a pessoa do ano", escreveu a revista.
No decorrer da conversa com a revista, o político contou que ser o protagonista de um caso como esse, não significa ter coragem, mas sim, da vontade de representar os moradores do seu país. "Sou mais responsável do que corajoso. Eu simplesmente odeio decepcionar as pessoas."
Ainda segundo a fonte, no dia 10 de novembro, Kiev conseguiu recuperar mais de 40 regiões. A conquista foi um grande baque para o presidente russo, Vladimir Putin, pois foi obrigado a retirar suas tropas da região.
Ainda durante a entrevista, o presidente, que está no comando desde o dia 20 de maio de 2019, contou que antes da invasão acontecer, ele tentou contatar o líder russo, porém, não foi atendido.
Estamos lutando contra pessoas insanas", declarou.
Devido ao seu importante papel durante a guerra entre Rússia e Ucrânia, que ocorre de fevereiro, o 'Financial Times' elegeu Volodymyr Zelensky como personalidade do ano.