Nesta quarta-feira, 8, o monte Ibu entrou em atividade e levou autoridades da Indonésia a aumentar nível de alerta e pedir cuidado à população
Publicado em 08/05/2024, às 11h42
Nesta quarta-feira, 8, um vulcão entrou em erupção no leste da Indonésia, aumentando nível de alerta na região e levando as autoridades a pedir à população que se afastasse do local. A atividade começou por volta das 11h11 no horário local (que, no horário de Brasília, era 23h11 de terça-feira, 7).
O vulcão em questão é o Monte Ibu, localizado na ilha de Halmahera, ao norte da província de Maluku. Após o início das atividades vulcânicas, foi vista uma coluna de fumaça de 1,5 quilômetro, que expelia cinzas na atmosfera.
Segundo comunicado da PVMGB, uma agência de vulcanologia da Indonésia, "a atividade no Monte Ibu passou do nível 2 para o nível 3". Vale mencionar que a escala utilizada vai até 4, segundo Hendra Gunawan, chefe da agência, tornando a situação preocupante.
+ Mulher posa para foto em vulcão e morre
Terjadi erupsi G. Ibu pada hari Rabu, 08 Mei 2024, pukul 11:11 WIT tinggi kolom abu teramati ± 1500 m di atas puncak. https://t.co/h4e33njkMT via @id_magmapic.twitter.com/CTbFVEUZyI
— PVMBG (@PVMBG_) May 8, 2024
Em meio a esse cenário preocupante, as autoridades locais estabeleceram uma zona de exclusão entre 3 e 5 quilômetros ao redor da cratera do vulcão. Além disso, aconselharam os moradores — a ilha de Halmahera possui pouco mais de 450 mil habitantes — a utilizarem máscaras e óculos de proteção para quaisquer atividades que queiram praticar ao ar livre.
Vale mencionar que o arquipélago da Indonésia, que possui mais de 17 mil ilhas, das quais apenas cerca de 6 mil são habitáveis, se encontra sobre a região conhecida como "anel de fogo" do Pacífico, caracterizada por uma grande atividade sísmica e vulcânica. Por isso, atividades semelhantes não são incomuns na região.
No mês passado, por exemplo, outro vulcão chamou atenção por entrar em erupção: o Monte Ruang, localizado ao norte do país, na província de Sulawesi, segundo O Globo.