Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Visível até do Brasil: confira as datas em que ocorrerão eclipses em 2025

Em 2025, poderão ser vistos de diferentes lugares do mundo, incluindo no Brasil, um total de três eclipses; confira o calendário dos fenômenos!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 31/12/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crianças observando um eclipse - Getty Images
Crianças observando um eclipse - Getty Images

Com a chegada iminente de 2025, muitas pessoas já começam a se preparar para várias datas e eventos especiais que ocorrerão ao longo do ano. E para a alegria dos entusiastas de astronomia e fenômenos espaciais, no próximo ano serão visíveis da Terra um total de três eclipses.

Estes eclipses, conforme repercute a CNN Brasil, serão dois solares e um lunar. Os solares só poderão ser vistos parcialmente, em alguns lugares do mundo, mas o lunar poderá ser apreciado de forma total nas Américas, ou seja, incluindo o Brasil.

Vale lembrar que os eclipses solares parciais ocorrem quando a Lua se move entre o Sol e a Terra, sem alinhar-se perfeitamente com nosso Astro-Rei, de forma que o Sol fica parcialmente obscurecido, formando no céu um formato de crescente. Esse tipo de fenômeno, segundo a Nasa, ocorre pelo menos duas vezes por ano em algum local da Terra.

Já o eclipse lunar que será registrado, um eclipse total, ocorre quando a Terra fica entre a Lua e o Sol, bloqueando a luz solar que atinge nosso satélite natural. Com isso, ele apresentará um tom avermelhado.

Outro detalhe importante sobre os fenômenos é que é extremamente importante a utilização de óculos certificados ou um visualizados solar portátil, para evitar quaisquer danos graves aos olhos devido aos raios nocivos do Sol.

Calendário de eclipses

O primeiro eclipse do ano será justamente o eclipse lunar, que poderá ser observado de todo o Brasil. Ele ocorrerá em 14 de março, e será visível também no Pacífico, nas Américas, na Europa Ocidental e na África Ocidental.

No mesmo mês, em 29 de março, poderá ser visto um eclipse solar parcial em parte do nordeste dos Estados Unidos e Canadá, bem como na Groenlândia, na Islândia, e em partes da Europa, da Ásia e do noroeste da África, além dos oceanos Atlântico e Ártico.

Por fim, em 21 de setembro, somente algumas áreas da Oceania terão a sorte de apreciar o último eclipse solar do ano. Ele será visível em partes da Austrália, Nova Zelândia e Fiji, além da Antártida, partes do Oceano Pacífico e do Oceano Atlântico.

Leia também:Tábua mesopotâmica é decifrada após um século e revela presságio: 'Um rei morrerá'