O fisiculturista se abriu a respeito de seu pai, que foi um nazista, para convencer os russos a pararem o conflito na Ucrânia; confira!
Na última quinta-feira, 17, o famoso ator e político Arnold Schwarzenegger publicou um importante vídeo de nove minutos em sua conta oficial do Twittter — e ainda no Telegram — em que faz um apelo pelo fim da guerra da Rússia com a Ucrânia.
Na gravação, que conta com legendas em russo, ele fala diretamente com população russa e com os soldados que estão participando do conflito em solo ucraniano. Schwarzenegger inicia seu pedido de paz se abrindo a respeito de um de seus maiores heróis, Yuri Petrovich Vlasov, um halterofilista russo.
“A força e o coração do povo russo sempre me inspiraram. É por isso que espero que você me deixe te dizer a verdade sobre a guerra na Ucrânia (...) Eu sei que seu governo te disse que essa é uma guerra para 'desnazificar' a Ucrânia. Isso não é verdade. A Ucrânia é um país com um presidente judeu. Um presidente judeu, devo acrescentar, cujos três irmãos do pai foram todos assassinados pelos nazistas”, afirma ele na gravação.
O político fala sobre as mortes geradas em ambos os lados do conflito entre russos e ucranianos, sobre as muitas sanções econômicas impostas à Rússia para desencorajar a continuidade do combate, e ainda revela que, durante uma votação das Nações Unidas, 141 países consideraram o governo de Vladimir Putin como o agressor neste cenário.
A mensagem de Schwarzenegger é tornada ainda mais poderosa pelo fato dele contar a história de seu pai, que lutou junto ao exército nazista na Segunda Guerra Mundial.
"Quando meu pai chegou em Leningrado [a capital da Rússia na época], ele estava todo inflamado com as mentiras que o governo dele havia lhe contado. Já quando ele deixou Leningrado, estava destruído, física e mentalmente. Ele viveu o resto de sua vida com dor: dor nas costas, dor dos estilhaços que sempre o lembravam de seus anos terríveis e dor da culpa que ele sentia", relatou.
"Eu não quero que vocês [os soldados russos] fiquem quebrados como o meu pai ficou. Essa não é a guerra para defender a Rússia que seus avôs e tataravôs lutaram. Essa é uma guerra ilegal. Suas vidas, seus membros e seus futuros estão sendo sacrificados por uma guerra sem sentido que é condenada pelo mundo inteiro!", concluiu ArnoldSchwarzenegger.
A gravação alcançou mais de 28 milhões de visualizações, de acordo com o The Independent. Veja o vídeo na íntegra abaixo:
I love the Russian people. That is why I have to tell you the truth. Please watch and share. pic.twitter.com/6gyVRhgpFV
— Arnold (@Schwarzenegger) March 17, 2022