No último sábado, 24, o monumento localizado na Zona Sul de São Paulo foi alvo de protestos
Na última quinta-feira, 29, Luana Alves, vereadora de São Paulo pelo PSOL, propôs a substituição da estátua do bandeirante Borba Gato, localizada em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, por um monumento para homenagear a líder quilombola Tereza de Benguela. As informações são do G1.
Através de suas redes sociais, a vereadora abriu uma consulta pública online com objetivo de coletar assinaturas de pessoas que apoiam a iniciativa. Até o momento, mais de 20 mil pessoas já demonstraram concordar com a ideia.
A parlamentar se apoia no projeto de lei nº 47/2021, proposto pela vereadora, que tem o objetivo de rever o nome de locais e monumentos que prestam homenagens para escravocratas na cidade de São Paulo, a fim de recontextualizar tais símbolos.
"A derrubada de estátuas, monumentos e alteração de nomes de ruas e avenidas que homenageiam algozes da escravidão e genocidas de negros e indígenas é internacional e representa o direito à cidade", pontuou Luana.
Recentemente, no último sábado, 24, a estátua do bandeirante Borba Gato — que assim como outros bandeirantes, capturava e escravizava indígenas e negros, durante desbravamento de territórios — foi alvo de protestos, sendo incendiada.