O termo foi pesquisado mais de 200 milhões de vezes em terras brasileiras
No final do ano de 2021, a rede de notícias internacional CNN, especialmente o portal brasileiro, organizou uma pesquisa para encontrar o termo que definiu o ano de 2021 para o povo do Brasil.
Cruzando dados de buscas online e de quatro instituições de pesquisa, a equipe responsável descobriu um protagonismo absoluto da palavra ‘vacina’ — que é seguido por esperança, morte, fome, desemprego e isolamento.
O termo mais pesquisado de 2021 apareceu nas engrenagens de busca cerca de 250 milhões de vezes, o que, de acordo com Gulnar Azevedo, professora e epidemiologista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aponta para a vontade brasileira de vacinar-se.
“Isso mostra de forma muito convincente que a população brasileira não só acredita nas vacinas como também quer se vacinar. E é muito bom ver que a ciência está vencendo e que os brasileiros e brasileiras estão entendendo que se vacinar é a melhor forma de se proteger e preservar quem está em volta”, apontou.
No quesito de seleção, os questionários foram efetuados pela Consultoria Cause e o Instituto de Pesquisa Ideia, que revelaram que mais de 20% da população selecionou ‘vacina’ como a palavra do ano, sendo também um dos termos mais citados na mídia em 2021.