O assassino do Green River tirou as vidas de 49 mulheres e meninas, e os policiais norte-americanos finalmente terminaram de identificar as vítimas
36 anos após ter sido morta pelo chamado "assassino de Green River", um serial killer que tirou as vidas de mulheres e meninas entre as décadas de 80 e 90, a última vítima do criminoso teve sua identidade revelada.
A jovem Tammie Liles tinha apenas 16 anos quando foi assassinada por Gary Ridgway. Ela havia sido dada como desaparecida no verão de 1983, e acabaria sendo vitimada pelo homem em 1988.
Sua identidade apenas foi descoberta recentemente, graças a uma análise de DNA de seus dentes. Até então, seus restos mortais eram conhecidos apenas como "Ossos 20" nos registros policiais. Todas as outras 48 vítimas do assassino, por sua vez, já haviam sido identificadas.
23 dos dentes e ossos de Liles foram encontrados em 2003, quando Ridgway conduziu as autoridades até o local onde a enterrou, que ficava nas proximidades do Green River, um rio situado no estado norte-americano de Washington.
O assassino levou o policiais ao local como parte de um acordo para reduzir sua sentença. Assim, ele recebeu a pena perpétua em vez da pena de morte.
As autoridades contataram a mãe de Liles e, usando sua amostra de referência, os cientistas conseguiram identificar Liles por meio de testes tradicionais de STR e DNA mitocondrial", afirmou "DNA Solves", um laboratório de genealogia criminal, via comunicado repercutido pelo Herald Net.
O serial killer de Green River é considerado responsável pelos homicídios de 49 mulheres entre 1980 e 1990. Ele foi preso em 2001 em conexão aos assassinatos, e condenado a passar a vida na cadeia após ser submetido a um julgamento em 2003. Gary Ridgway recebeu uma sentença de 480 anos de prisão.