Marte tem “fortes vibrações graves”, já Vênus 'emite' sons assombrosos; ouça!
Dos anéis de Saturno até a superfície vermelha de Marte, as características dos planetas do nosso Sistema Solar são conhecidas há tempos. Mas você sabia que esses corpos celestes conseguem produzir sons únicos?
Para revelar esses barulhos indescritíveis, cientistas converteram as emissões de rádio — que foram coletadas em diversas missões — em ondas sonoras. O resultado é uma surpreendente cacofonia que pode ser vista no vídeo abaixo, produzido pelo Daily Mail.
Importante ressaltar que a compilação inclui desde o ‘rugido’ de um relâmpago em Júpiter até um misterioso estrondo das estrelas.
Os sons de Marte foram obtidos por um par de microfones acoplados em um rover, o que faz com que pareça que “você está realmente parado ali”, conforme apontou a NASA. O veículo da agência circula há meses a cratera Jezero em buscas de sinais da vida antiga.
Graças a missão do Perseverance, a nave conseguiu registrar pela primeira vez o som do Planeta Vermelho, como o barulho do vento, o que permite ter uma ideia mais clara de como é a atmosfera do local.
Pesquisadores do L'Institut de Recherche en Astrophysique et Planétologie em Toulouse, na França, apontam que a análise dos sons de Marte revelou que ele tem “fortes vibrações graves”.
Os engenheiros da NASA também conseguiram capturar os sons assombrosos da atmosfera superior de Vênus, possível graças ao sobrevoo próximo da Parker Solar Probe, lançada para estudar o Sol.
O sinal de rádio natural está ajudando os cientistas a estudar a atmosfera do “gêmeo menos hospitaleiro da Terra”, informou a equipe da NASA responsável pela sonda. A agência espacial capturou os sons enquanto a sonda Parker estava fazendo seu 'sobrevoo mais próximo' do planeta, viajando a apenas 800 quilômetros acima de sua superfície.
O centro espacial Goddard da NASA está executando a sonda solar, que fez seu terceiro sobrevoo por Vênus em 11 de julho de 2020, quando detectou o sinal de rádio e sua estranha trilha sonora.
Já em 2019, astrônomos conseguiram captar, pela primeira vez, a estranha canção ‘cantada’ pelo campo magnético da Terra quando atingido por uma tempestade de partículas carregadas enviadas pelo Sol.
A ‘melodia’ foi tornada audível por especialistas da Agência Espacial Europeia (ESA), que analisaram as ondas magnéticas produzidas quando esses 'ventos solares' atingem a Terra. O ruído incomum foi descrito por eles como sendo mais "os efeitos sonoros de um filme de ficção científica do que um fenômeno natural".