O supertelescópio capturou uma imagem direta de um corpo celeste que costuma ser ofuscado por uma estrela
O telescópio James Webb, que é o maior e mais potente que a humanidade já construiu, fez uma impressionante fotografia direta de um exoplaneta — isto é, um planeta localizado fora de nosso Sistema Solar.
O corpo celeste capturado, que se chama HIP 65426 b, é um gigante gasoso que possui entre 6 e 12 vezes as dimensões de Júpiter. Ele foi descoberto em 2017, e está a 385 anos-luz da Terra.
O motivo pela qual a fotografia do exoplaneta é tão surpreendente é o fato que o corpo celeste fica próximo de uma estrela 10 mil vezes mais brilhante que ele, de forma que é ofuscado e, portanto, difícil de enxergar.
Obter esta imagem foi como cavar um tesouro espacial. No começo, tudo o que eu conseguia ver era a luz da estrela, mas com um cuidadoso processamento de imagem consegui remover essa luz e descobrir o planeta", afirmouAarynn Carter, o pesquisador de pós-doutorado que liderou o projeto responsável por revelar a fotografia recente do HIP 65426 b.
Segundo informações repercutidas pelo CNN, as imagens feitas pelo Webb são registradas através de diferentes frequências de luz infravermelha, que é invisível ao olho humano. São colorizadas posteriormente para tornar os elementos fotografados mais fáceis de serem diferenciados.
Desde sua inauguração em 2021, o supertelescópio já fez inúmeras fotografias de tirar o fôlego do Universo, revelando seu imenso potencial para nos mostrar os mistérios do cosmos através de novas lentes.