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Notícias / Europa

Toblerone vai precisar mudar logo e não será mais chamado de chocolate suíço

Chocolate precisará passar por mudanças depois de decisão da empresa de mudar a fábrica; entenda!

Redação Publicado em 06/03/2023, às 15h22

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Toblerone, o famoso chocolate em formato de montanha piramidal - Ben Gabbe/Getty Images
Toblerone, o famoso chocolate em formato de montanha piramidal - Ben Gabbe/Getty Images

O famoso chocolate Toblerone, de propriedade da empresa estadunidense Mondelēz e vendido em mais de 100 países, precisará passar por algumas mudanças em sua imagem e apresentação depois que a sua proprietária decidiu transferir uma parte da produção da barra de chocolate para fora da Suíça.

O chocolate é fabricado em formato de um pico de montanha piramidal, fazendo referência aos Alpes suíços. Na embalagem, o chocolate carrega como logotipo a montanha Matterhorn, que vai precisar ser retirada agora que o doce não será de fabricação 100% suíça.

Um porta-voz da Mondelēz disse em entrevista à CNN que as mudanças acontecerão por motivos legais, ajustando a embalagem para que ela cumpra a legislação da Suíça. O Toblerone também não pode mais ser chamado de "chocolate suíço", e agora, ao invés de "da Suíça", a embalagem estampará "estabelecido na Suíça".

Lei do chocolate

A lei suíça exige que todo produto de gênero alimentício que alegue ser fabricado no país precisa ter pelo menos 80% das matérias-primas vindo da Suíça. Quando o produto é um derivado de leite, como é o caso do Toblerone, ou o próprio leite, essa porcentagem aumenta para 100%.

O processamento essencial dos produtos também deve ser realizado na Suíça, menos no caso de produtos naturais que não existem naturalmente na Suíça, como o cacau.

A nova embalagem do chocolate contará com uma nova tipografia e novo logotipo, juntos da assinatura de Theodor Tobler, que criou o Toblerone com seu primo Emil Baumann em 1908. 

Segundo a CNN, o governo suíço afirma que "vários estudos" mostram que o rótulo de "suíço" em algum produto pode representar 20% do preço de venda, pulando para 50% no caso de artigos de luxo. Portanto, as leis que vão agora servir para alterar o Toblerone funcionam como uma proteção da "marca suíça".