Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Teto da 'Igreja de Ouro' no centro histórico de Salvador desaba em acidente fatal

O acidente ocorreu por volta das 14h30 no templo franciscano; imagens feitas por testemunhas mostram os danos logo após o colapso

Redação Publicado em 05/02/2025, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da igreja de São Francisco após acidente - Defesa Civil de Salvador
Registro da igreja de São Francisco após acidente - Defesa Civil de Salvador

Uma turista de 26 anos faleceu e outras seis pessoas ficaram feridas após o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, também conhecida como "igreja de ouro", na tarde desta quarta-feira, 5, no Centro Histórico de Salvador. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA).

O acidente ocorreu por volta das 14h30 no templo da Ordem Primeira de São Francisco. Imagens feitas por testemunhas mostram os danos logo após o colapso, com destroços, principalmente de madeira que revestia o telhado, cobrindo a área onde os fiéis costumam se reunir.

Imagens antes e depois do desabamento - Reprodução

A estrutura central da igreja cedeu. É possível que uma parte da cobertura tenha se rompido, e, com o peso do teto superior, a madeira desabou devido ao sobrepeso", explicou ao G1, Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador.

Além da Defesa Civil, equipes policiais estão no local, e a área foi isolada pela Polícia Militar. O corpo da vítima foi retirado às 16h50 pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e será submetido à necropsia no Instituto Médico Legal (IML) da capital.

"Já realizamos uma varredura nas outras áreas e não encontramos mais vítimas", afirmou ao G1, o coronel Adson Marchesine, comandante do Corpo de Bombeiros.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro às vítimas, que sofreram ferimentos leves. A delegada Camila Albuquerque, da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), informou à imprensa que a vítima fatal era natural de São Paulo, mas ainda não há detalhes sobre sua identidade ou das outras pessoas envolvidas.

Ela estava acompanhada do namorado e de um casal de amigos. Os homens não se feriram, pois estavam em outro local do complexo religioso, enquanto a amiga da vítima sofreu um pequeno corte na testa.

Precedentes

A Igreja de São Francisco, considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, já enfrentava problemas estruturais há anos.

Construída no início do século 18 e com o interior revestido em ouro, a igreja foi tombada como patrimônio material do Brasil. No entanto, o reconhecimento por parte do governo federal, que deveria garantir a preservação do local, não impediu que a estrutura se deteriorasse.

Em uma visita realizada em 2023, o G1 constatou o desgaste das pinturas e do teto, além de pilastras sem reboco e um piso desnivelado em várias áreas, o que dificultava o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Fachada da igreja antes do desabamento, em 2014 - Getty Images

No mesmo ano, um dos pátios da igreja foi parcialmente fechado devido ao risco de queda do pináculo direito. A estrutura metálica, que pesava cerca de uma tonelada e meia, foi removida, conforme informou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Apesar disso, as visitas ao templo, que é um dos mais visitados do Centro Histórico de Salvador, continuaram. Em maio de 2023, o governo federal restaurou os painéis de azulejos portugueses da igreja, mas não houve melhorias em outras partes do templo, que ainda careciam de manutenção.

Para que a Igreja e o Convento de São Francisco fossem restaurados, seria necessário que o projeto fosse aprovado pela comissão técnica do Iphan, que analisa o nível de preservação do bem e autoriza as reformas.

Isso se deve ao fato de que todo patrimônio tombado só pode ser reformado se suas características originais, como a fachada e o conjunto arquitetônico, forem preservadas. No caso da igreja franciscana, os desafios são grandes para manter a essência barroca do edifício.