Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Artefatos

Exposição com artefatos do Peru terá bate-papo com curador no sábado (14)

No sábado, 14, visitantes da mostra Tesouros Ancestrais do Peru vão conhecer a cultura e modo de vida dos povos originários dos Andes

Redação Publicado em 10/09/2024, às 13h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conjunto de adereços - Museo Oro del Perú – Armas del Mundo | Fundación Miguel Mujica Gallo
Conjunto de adereços - Museo Oro del Perú – Armas del Mundo | Fundación Miguel Mujica Gallo

No sábado, 14, além de conhecer um conjunto raro de peças datadas entre 900 a.C e 1600 d.C, os visitantes da mostra "Tesouros Ancestrais do Peru", no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBBSP), poderão conversar com o curador da exposição, Rodolfo de Athayde. O bate-papo começa às 16h, com entrada gratuita, mediante retirada do ingresso uma hora antes do encontro.

Durante a conversa, o curador abordará o processo de montagem da exposição, aspectos etnográficos e arqueológicos sobre o Peru. Athayde também pretende levantar uma reflexão a respeito do legado histórico das culturas originárias da América e sua influência para a mestiçagem e formação identitária das populações contemporâneas. 

A exposição

Tesouros Ancestrais do Peru reúne 162 peças datadas entre 900 a.C e 1600 d.C, a grande maioria em cerâmica, cobre, ouro, prata, além de têxteis. O conjunto raro de objetos, descobertos em diversas expedições arqueológicas, é reconhecido como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru, pertence à Fundação Mujica Gallo, e faz parte do catálogo do Museo Oro del Perú y Armas del Mundo.

Dividida em cinco blocos temáticos – Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e Colonização, a mostrapermite uma imersão na cultura e modo de vida dos antigos povos dos Andes. Taças usadas em rituais, peças do vestuário, vasos em cerâmica são exemplos do que o visitante encontra na exposição.

A exposição, que fica em cartaz até 18 de novembro, é patrocinada pelo Banco do Brasil e BB Asset Management, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A organização é da Arte A Produções.

Atividades

O programa CCBB Educativo Arte e Cultura realizará ainda uma série de atividades para toda a família, especialmente criadas para dialogar com o conceito da mostra. Destaque para a criação do estúdio sensorial QORI WASI - Casa de Ouro, uma réplica de um templo andino, trazendo em seu interior peças da cultura andina que poderão ser manuseadas pelo público, ampliando a sua experiência.

Ao longo do período da exposição, a programação do CCBB Educativo Arte e Cultura traz também atividades como oficinas de construção de adereços e máscaras, contações de histórias, leituras de livros e uma atividade cênico-musical.