O Titan desapareceu em alto mar no último domingo, 18, com cinco pessoas a bordo
O desaparecimento do submarinoTitan, no último domingo, 18, vem repercutindo internacionalmente. Segundo o TMZ relatou, o veículo subaquático é composto por peças consideradas simples, porém não se sabe se esse fator está relacionado com o sumiço em alto mar do submersível da OceanGate.
O Titan, assim apelidado, foi diversas vezes mostrado em programas televisivos, incluindo jornais, onde foi apresentada a estrutura. Um dos pontos que chamou atenção de jornalistas foram as várias “engenhocas”, ou seja, elementos improvisados, construídos com materiais básicos. Podemos citar, por exemplo, o controle de videogame que o submarino era comandado.
Além disso, o submarino não conta com GPS. David Pogue, repórter da CBS, participou de uma das expedições com o submersível e narrou esse detalhe. "Não há GPS debaixo d'água, então o navio de superfície deve guiar o submersível até o naufrágio, enviando mensagens de texto", disse ele.
Apesar dos detalhes, segundo comentado por Stockton Rush, CEO da OceanGate para a CBS News, a parte externa e sua tecnologia de pressão de ar foram produzidos com produtos de qualidade, contando com projetos e contribuições de instituições como a Boeing e a NASA.
Desde o desaparecimento do submarino, não há confirmação de que a construção do transporte seja um dos motivos do sumiço. Vale destacar também que, segundo o TMZ, os submarinos já teriam realizado outras expedições que tiveram sucesso, incluindo algumas para o Titanic.