O rei Charles III e a rainha Camilla comemoram nesta segunda-feira, 7, seu vigésimo aniversário de casamento durante uma visita de Estado à Itália
O rei Charles III e a rainha Camilla comemoram nesta segunda-feira, 7, seu vigésimo aniversário de casamento durante uma visita de Estado à Itália. O casal real permanecerá em Roma de 7 a 10 de abril, e, no dia 9 — data exata do aniversário — será o convidado de honra em um banquete de gala oferecido pelo governo italiano.
Durante a viagem, também estava programada uma visita ao Vaticano. No entanto, o compromisso foi adiado por recomendação médica, já que o Papa Francisco precisou prolongar seu período de descanso, informou o Palácio de Buckingham.
Charles e Camilla se conheceram em 1970 durante uma partida de polo em Windsor, mantendo um relacionamento intermitente ao longo dos anos. Camilla casou-se com o oficial do exército britânico Andrew Parker Bowles em 1973, com quem teve dois filhos, Tom e Laura.
Charles, por sua vez, casou-se com Lady Diana Spencer em 1981, união que resultou nos príncipes William e Harry. Ambos os casamentos terminaram em divórcio na década de 1990.
Após anos de especulações e atenção da mídia, o casal noivou em fevereiro de 2005, mesmo diante da rejeição de William e Harry à ideia. Em seu livro "O Que Sobra", o duque de Sussex relatou que ele e o irmão “suplicaram” para que o pai não se casasse novamente, temendo controvérsias e comparações com Diana, embora aprovassem Camilla como companheira.
Apesar disso, o casamento ocorreu em 9 de abril de 2005. Após a cerimônia civil realizada no Windsor Guildhall, o casal celebrou uma bênção religiosa na Capela de St. George, no Castelo de Windsor, repercute a CNN Brasil.
Conforme relatado pelo livro "O rei: A vida de Charles III", de Christopher Andersen, durante a cerimônia, Charles e Camilla tiveram que pedir perdão pelas traições:
“Reconhecemos e lamentamos nossos múltiplos pecados e maldades que, de tempos em tempos, gravemente cometemos, por ações, palavras e atos contra Tua Divina Majestade, provocando, muito justamente, Tua ira e indignação contra nós. Nós nos arrependemos sinceramente e sentimos muito por nossos erros”, afirmaram.
A rainha Elizabeth IIoptou por não participar da cerimônia civil, mas compareceu à cerimônia religiosa e promoveu um chá em Windsor para celebrar a ocasião. O príncipe Philip também não esteve presente, ambos ausentes por questões religiosas — visto que, como chefe da Igreja Anglicana, não seria apropriado para a monarca participar do casamento civil de duas pessoas divorciadas.
Em setembro de 2022, com o falecimento da rainha Elizabeth II, Charlesascendeu ao trono como rei Charles III, e Camillatornou-se rainha consorte. A relação do casal, marcada por altos e baixos, consolidou-se ao longo dos anos, e observadores reais destacam que o casamento de duas décadas trouxe estabilidade e felicidade a ambos.