Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / OVNIs

Região Sul é a que mais teve relatos de aparições de OVNIs no Brasil

Em 2023, pilotos brasileiros relataram 30 avistamentos de objetos voadores não identificados (Óvnis) no espaço aéreo; maioria foi no Sul do país

Redação Publicado em 23/08/2024, às 11h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução/ Arquivo Nacional - Registros de OVNIs disponibilizados pela FAB
Reprodução/ Arquivo Nacional - Registros de OVNIs disponibilizados pela FAB

Em 2023, pilotos brasileiros relataram 30 avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs) no espaço aéreo nacional aos Centros Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas) da Força Aérea Brasileira (FAB).

Esses registros, disponibilizados para consulta pública, fazem parte do acervo do Fundo Objeto Voador Não Identificado do Arquivo Nacional, que contém mais de 700 documentos.

Relatos no Sul

Conforme relatou o jornal O Globo, a maioria dos relatos veio da região Sul, principalmente dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Um dos casos mais notáveis ocorreu na madrugada de 7 de fevereiro, quando um piloto avistou em Navegantes, Santa Catarina, uma "bola" variando de tamanho e movendo-se a uma velocidade dez vezes maior que a de um avião comercial. Este avistamento foi comparado a outros ocorridos na mesma região no ano anterior.

ovnis
Registro feito em Navegantes, Santa Catarina, em fevereiro de 2023 / Crédito: Reprodução

Em Florianópolis, em janeiro de 2023, pilotos avistaram quatro luzes brancas fortes e intermitentes. Em fevereiro, durante um voo de Curitiba a Porto Alegre, dois pontos de luz nas cores branco e vermelho foram observados.

Meses depois, em abril, um piloto que se preparava para pousar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, relatou ver um objeto estático que mudava de cor entre branco e laranja, repercute o O Globo.

Extraterrestres?

Apesar da curiosidade despertada pelos avistamentos, o Arquivo Nacional explicou em nota que os "OVNIsnão significam necessariamente a existência de discos voadores ou extraterrestres".

"A denominação serve para designar qualquer objeto voador que não teve sua origem identificada de maneira imediata. Ou seja, podem ser satélites, drones, balões, fenômenos naturais, entre outros", escreveu o órgão.