Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / OVNIs

Especialistas desmentem vídeos de OVNIs na Califórnia: ‘Farsa intencional’

Durante o último final de semana, moradores da Califórnia entraram em pânico com vídeos de avistamentos de supostos OVNIs no céu

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 22/08/2024, às 13h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro de suposto OVNI avistado na Califórnia - Reprodução/ X (@Gandalf_ElPulpo)
Registro de suposto OVNI avistado na Califórnia - Reprodução/ X (@Gandalf_ElPulpo)

Durante o último final de semana, moradores do norte de Los Angeles, Califórnia, entraram em pânico com vídeos de avistamentos de supostos OVNIs no céu.

As filmagens foram divulgadas inicialmente no aplicativo Ring Neighbors da Amazon na noite da última sexta-feira, 16. Após a repercurssão do caso, o jornal britânico Daily Mail procurou especialistas para esclarecer o ocorrido.

'Farsa intencional'

Segundo pesquisadores do Projeto Galileu de Harvard, a "luz brilhante" que parecia uma estrela cadente provavelmente foi uma "farsa intencional" e os vídeos mostravam o que pareciam ser grupos de drones.

Algumas dessas imagens foram acompanhadas de faixas de áudio antigas, editadas para parecerem parte do vídeo original, segundo o jornal britânico. 

John Tedesco, engenheiro eletricista e membro do Projeto Galileu, destacou ao Daily Mail que "os padrões de luzes longitudinais são bem organizados, o que pode ser enxames de drones". "A qualidade do vídeo não nos dá muito com o que trabalhar", acrescentou.

Ted Roe, cofundador do Centro Nacional de Relatórios de Aviação sobre Fenômenos Anômalos (NARCAP), concorda. Ele disse ao jornal britânico que os vídeos parecem ser falsificados.

Pelo que posso perceber, a filmagem de Palmdale é uma farsa intencional usando imagens de um show de drones no Havaí. E uma faixa de áudio foi usada em vários outros vídeos", relatou.

No caso, um ano antes, de acordo com o periódico, o mesmo áudio havia sido postado no Reddit, acompanhado de imagens de uma grande lesma marinha se contorcendo em uma piscina.

Preston Ward, piloto-chefe da empresa de shows de luzes de drones Sky Elements, com sede no Texas, corroborou essa hipótese.

Ele observou que o comportamento das luzes correspondia a padrões pré-programados típicos de enxames de drones comerciais, sugerindo que os vídeos mostravam um teste padrão de seis drones, comum para novos usuários do software de shows de drones.