Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

'Peixe do juízo final' é encontrado morto em praia da Califórnia

Conhecido como "Peixe do juízo final", o peixe-remo raro é visto como presságio de desastres em algumas culturas

Redação Publicado em 16/08/2024, às 15h07 - Atualizado às 16h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do "Peixe do juízo final" encontrado em praia da Califórnia - Reprodução
Imagem do "Peixe do juízo final" encontrado em praia da Califórnia - Reprodução

No último sábado, 10, mergulhadores explorando a costa sul da Califórnia fizeram uma descoberta rara e intrigante: um peixe-remo gigante, também conhecido como “peixe do juízo final”. Com seu corpo longo e prateado, olhos grandes e espinhos vermelhos em formato de coroa, a criatura de mais de três metros de comprimento despertou a curiosidade de cientistas e a imaginação popular.

Este avistamento é especialmente significativo, pois, segundo a Scripps Institution of Oceanography da Universidade da Califórnia, em San Diego, menos de duas dúzias desses peixes foram encontrados no estado em mais de 120 anos. A espécie, que pode chegar a até nove metros de comprimento, habita as profundezas do oceano, tornando-se visível na superfície apenas quando está doente, morrendo ou desorientada.

O peixe-remo foi descoberto já morto perto das margens de La Jolla Cove Beach, uma área conhecida por sua rica vida marinha. Devido à raridade e ao mistério que cerca essa espécie, cientistas do Instituto Scripps planejam realizar uma necropsia para determinar a causa da morte. Os restos mortais do animal serão posteriormente exibidos na Coleção Scripps de Vertebrados Marinhos, onde continuarão a fascinar tanto o público quanto os estudiosos.

“Peixe do Juízo Final”

Em algumas culturas, o peixe-remo é considerado um mensageiro de desastres iminentes, sendo chamado de “peixe do juízo final”. Esse apelido ganhou força especialmente após 20 desses peixes terem sido avistados nas costas do Japão antes do devastador terremoto de 2011.

Segundo 'O Globo', embora não haja evidências científicas que confirmem essa crença, o avistamento de um peixe-remo sempre gera especulações e apreensão, especialmente em regiões propensas a desastres naturais.