Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ranking

Ranking elege USP como a melhor universidade da América Latina

Top 10 da 14ª edição do QS World University Ranking foi divulgado nesta quinta-feira e conta com 4 instituições brasileiras; saiba quais são!

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 04/10/2024, às 12h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Faculdade de Direito da USP - Wikimedia Commons/Mike Peel
Faculdade de Direito da USP - Wikimedia Commons/Mike Peel

Um levantamento recente colocou a Universidade de São Paulo (USP) como a melhor instituição de Ensino Superior da América Latina e do Caribe, de acordo com a 14ª edição do QS World University Ranking. Divulgado nesta quinta-feira, o ranking posicionou a USP no topo pelo segundo ano consecutivo. A análise considerou 437 universidades de 23 países da região.

A Pontifícia Universidade Católica do Chile ficou em segundo lugar, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que conquistou o terceiro lugar. O top 10 também inclui outras instituições brasileiras: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 5º lugar, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 8º.

O Brasil foi o país com mais universidades de destaque no ranking, com quatro no top 10 e outras cinco entre as 25 melhores da América Latina e do Caribe. Entre elas estão a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Apesar do forte desempenho no cenário regional, o relatório aponta desafios para as universidades brasileiras, como a escassez de recursos e as dificuldades em ampliar o acesso ao Ensino Superior, especialmente para estudantes de baixa renda.

"Embora as recentes iniciativas do governo, como aumentos salariais e financiamento adicional para bolsas de estudo, tenham contribuído para uma maior estabilidade no setor de ensino superior brasileiro, ainda há desafios. Para garantir o crescimento sustentado e a inovação, é essencial expandir os fluxos de financiamento e garantir que as universidades permaneçam livres de influência política", diz o relatório.

Critérios

O QS World University Ranking avalia critérios como a qualificação dos professores, publicações científicas, programas de intercâmbio de pesquisa e reputação entre empregadores. O Brasil se destaca em aspectos como a alta proporção de docentes com doutorado, o número de citações por artigo científico e a produtividade de pesquisa, medida pelo número de artigos publicados por professor.