Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irmãos Menendez

Próximos da liberdade? O que diz promotor sobre caso dos Irmãos Menendez

Caso da dupla que assassinou os pais em 1989 passa por reavaliação depois do sucesso de produção da Netflix; saiba mais!

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 25/10/2024, às 20h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os irmãos Lyle e Erik Menendez - Reprodução
Os irmãos Lyle e Erik Menendez - Reprodução

Os irmãos Erik e Lyle Menendez, que ganharam notoriedade com a série Monstros da Netflix, podem estar a um passo da liberdade após 28 anos de condenação.

Segundo a promotoria do caso, os dois demonstraram uma transformação positiva e não representam mais riscos para a segurança pública. A nota foi divulgada com exclusividade pelo Deadline.

“A evolução de Erik e Lyle Menendez, juntamente com sua capacidade de encontrar significado e propósito durante o tempo em que estão encarcerados, evidencia o quanto as circunstâncias mudaram desde sua sentença de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional”, diz o promotor do Condado de Los Angeles.

Sobre o caso

A decisão da promotoria pública ocorre em um momento de reavaliação do caso, depois do sucesso da série da Netflix. Erik e Lylese reencontraram em 2018 em uma penitenciária de San Diego, onde permanecem até hoje.

O caso da dupla parece estar próximo de um desfecho favorável aos irmãos, com a possível soltura dos Menendez no futuro.

No relatório da promotoria encarregada pela reavaliação do caso, a Justiça de Los Angeles destaca a "transformação positiva" de Erik e Lyle no cárcere. Dessa forma, a pena dos condenados, que até agora é perpétua, pode ser reduzida a 50 anos. Como resultado, os irmãos, que tinham menos de 26 anos na época das condenações, estariam elegíveis a condicional.

Os irmãos estão na prisão desde 1989, após serem condenados pelo assassinato dos pais. O julgamento dos Menendez atraiu a atenção nacional em 1993, quando alegaram ter agido em legítima defesa. Ambos foram considerados culpados e continuam a cumprir pena.

A série Monstros conta com um elenco estrelado, incluindo Javier Bardem e Chloë Sevigny interpretando os pais, e Cooper Koch e Nicholas Alexander Chavez como os protagonistas.

As duas temporadas da série estão disponíveis na Netflix.

Apoio

A empresária e estrela de reality show Kim Kardashian declarou apoio aos irmãos Menendez em um ensaio pessoal compartilhado na última quinta-feira com a NBC News. "Passei um tempo com Lyle e Erik; eles não são monstros", disse a americana, que acredita que a dupla foi injustiçada pelos promotores e pela mídia.

Condenados pelo assassinato de seus próprios pais, Jose e Kitty, em sua casa em Beverly Hills, os irmãos "foram condenados antes mesmo do início do julgamento", escreve ela.

Leia a matéria completa: 'Eles não são monstros', diz Kim Kardashian ao defender libertação dos irmãos Menendez