Especialistas também apontaram um número impressionante para massa total desses insetos no mundo
Um novo estudo, publicado na última segunda-feira, 19, na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, concluiu que o número de formigas no mundo é 2,5 milhões de vezes maior do que o de seres humanos. Conforme calcula a fonte, cerca de quatro quatrilhões desses pequenos insetos andam sobre à Terra neste momento.
Segundo informações do UOL, a pesquisa foi feita por uma equipe composta por especialistas da Austrália, Alemanha e Hong Kong, que analisaram 489 estudos de todos os continentes.
De acordo com o portal de notícias, o estudo também estimou que a massa total de formigas no planeta é de 12 megatoneladas, o que seria maior do que a soma de todos os pássaros e mamíferos selvagens.
Além disso, os especialistas concluíram que a população desses insetos é maior perto dos trópicos e ressaltaram seu papel ecológico, uma vez que são responsáveis pela movimentação de sementes e terra.
"Descobrimos que há, literalmente, toneladas de formigas na Terra. Isso mostra o valor ecológico que elas têm", afirmou Mark Wong, da Universidade da Austrália Ocidental, em comunicado publicado pela instituição.
"Elas também têm uma grande influência na manutenção do ciclo de nutrientes da terra, movendo cerca de 13 toneladas de massa de solo por hectare todos os anos", disse o líder do estudo, Patrick Schultheiss, da universidade de Würzburg, na Alemanha.
Confira aqui o estudo completo.