Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Pesquisadores descobrem tabuada de multiplicação de 1.300 anos no Japão

Pesquisadores identificaram a tabuada de multiplicação mais antiga do Japão, com cerca de 1.300 anos, no sítio arqueológico de Fujiwara-kyo

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 09/09/2024, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tabuada de multiplicação mais antiga do Japão é descoberta - Divulgação/Nara National Research Institute for Cultural Properties/YTV News
Tabuada de multiplicação mais antiga do Japão é descoberta - Divulgação/Nara National Research Institute for Cultural Properties/YTV News

Pesquisadores identificaram a tabuada de multiplicação mais antiga do Japão, com cerca de 1.300 anos, no sítio arqueológico de Fujiwara-kyo. O artefato, descoberto em 2001, estava em um local que abrigava o departamento de segurança do governo central.

Após anos de estudo, sua importância foi confirmada em setembro de 2024 e divulgada no Boletim Anual de 2024 do Instituto Nacional de Pesquisa de Propriedades Culturais de Nara.

Tabuada japonesa

O fragmento de madeira, medindo 16,2 centímetros de comprimento e 1,2 centímetros de largura, revelou equações inscritas em kanji (caracteres chineses), como "9 x 9 = 81", "4 x 9 = 36" e "6 x 8 = 48", organizadas em cinco linhas, similar às tabelas de multiplicação chinesas das dinastias Qin e Han, que existiram entre o século 3 a.C. e o século 3 d.C..

Inicialmente, os pesquisadores acreditavam que as tabuadas japonesas tinham apenas duas ou três equações por linha, o que torna esse achado, com cinco linhas, um exemplo avançado de registro matemático, explicou Kuniya Kuwata, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisa de Propriedades Culturais de Nara, ao site Archaeology News.

Acredita-se que a tabuada era usada para fins administrativos, como cálculo de impostos, em Fujiwara-kyo, cidade fundada em 694 e influenciada por modelos urbanos chineses.

Os pesquisadores também sugerem que o artefato pode ter origens anteriores, datando do Período Kofun, indicando o uso da matemática no planejamento de grandes túmulos dessa era.