O pequeno precisou ser submetido a uma endoscopia a fim de que o objeto fosse retirado de seu corpo
No último final de semana, médicos de um hospital de La Libertad, região situada no Peru, descobriram um crucifixo de metal alojado dentro esôfago (estrutura que conecta a garganta e o estômago) de um bebê de 10 meses.
Os pais do pequeno o haviam levado à instituição de saúde pois ele apresentava sinais de desconforto, como choro frequente. A presença do objeto estranho em seu organismo foi revelada graças a um exame de raio-X.
A fim de que a situação fosse resolvida, o bebê precisou ser submetido a uma endoscopia — operação em que é inserido um tubo no canal digestivo do paciente. Antes disso, no entanto, foi necessária uma espera de 6 horas, dado que o estômago precisa estar vazio a fim de que a intervenção seja realizada, e o neném havia acabado de mamar quando chegou ao hospital.
A operação foi complexa, mas felizmente foi bem-sucedida, com o crucifixo sendo removido do esôfago do jovem paciente com sucesso. Luis Alberto Esteves Cabanillas, profissional responsável pela realização do procedimento, falou sobre o caso em entrevista ao portal RPP:
O procedimento foi complicado porque era um crucifixo e estava alojado no terço superior do esôfago. Mesmo ao tentar extraí-lo, foi impossível porque estava incorporado. Tentamos diversas vezes até que, em uma delas, consegui mobilizar o corpo estranho e retirá-lo", relatou.