Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Pepita de ouro apreendida com Valdemar Costa Neto é de origem do garimpo

Na última quinta-feira, 8, durante uma operação de busca e apreensão no quarto de hotel onde Costa Neto reside, uma pedra preciosa foi confiscada

Redação Publicado em 09/02/2024, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Valdemar Costa Neto e a pepita de ouro apreendida em seu quarto de hotel - Reprodução/Vídeo/CNN Brasil e Divulgação/Polícia Federal
Valdemar Costa Neto e a pepita de ouro apreendida em seu quarto de hotel - Reprodução/Vídeo/CNN Brasil e Divulgação/Polícia Federal

Uma análise realizada pela perícia da Polícia Federal (PF) concluiu que a pepita de ouro encontrada no quarto de hotel do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, detido em flagrante nesta quinta-feira (8), tem origem no garimpo.

Conforme repercutido pelo G1, a pedra preciosa foi apreendida durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no quarto de hotel onde Valdemar reside, em Brasília. Ainda segundo a PF, a pepita pesa cerca de 39 gramas, apresenta um "teor aproximado de 91,76% de ouro contido" e vale, aproximadamente, R$ 11.687,71.

As características da pepita de ouro mineral, tais como o alto teor de ouro, textura, granulometria e a sua composição química e mineral, indicam que se trata de produto aurífero primário, proveniente de retirada direta da jazida, sem processamento, típico de atividade de garimpagem.", esclareceu o laudo da PF sobre a origem do objeto precioso.

Sobre o local de extração do minério, os especialistas apontaram que "o material questionado se enquadra como produto de atividade artesanal de extração de ouro a partir de jazida mineral de minério de metais nobres", mas que sua origem específica "perpassará, após as análises, pelo confronto entre o perfil químico do material apreendido e dos demais perfis registrados" em um sistema oficial do governo.

Neste mesmo quarto de hotel em Brasília, a Polícia Federal também descobriu uma arma de fogo, que estava com a documentação vencida e registrada no nome do filho do político. Ainda na madrugada desta quinta-feira, Valdemar foi transferido para a Superintendência da PF no Distrito Federal. No caso de prisão por usurpação mineral, não é aplicável fiança.

Respostas

A defesa de Valdemar Costa Neto argumentou que "não há fato relevante algum" e que a pepita apreendida "tem baixo valor e não configura delito segundo a própria jurisprudência", além de se tratar de uma relíquia.

Em relação à arma, os advogados do presidente do PL argumentaram que ela está devidamente registrada, tem uso permitido e pertence a um parente próximo, que esqueceu o armamento no apartamento há vários anos.

A operação realizada pela Polícia Federal visa investigar uma suposta conspiração envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros e militares, para manter Bolsonaro no poder por meio de um golpe.

Segundo as investigações da PF, membros do governo Bolsonaro estavam planejando a prisão dos ministros do Supremo Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, assim como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

A operação teve como alvos figuras como o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Braga Netto, ex-ministro da Defesa, e Valdemar da Costa Neto.