Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Peixe do fim do mundo

Peixe que 'prevê desastres' é encontrado na Califórnia

Esta é a segunda vez em que um peixe-remo, conhecido como 'peixe do apocalipse', aparece na costa da Califórnia no ano de 2024

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 16/11/2024, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peixe-remo foi encontrado na Califórnia - Divulgação/The Scipps Institution of Oceanography
Peixe-remo foi encontrado na Califórnia - Divulgação/The Scipps Institution of Oceanography

O peixe-remo é uma rara espécie frequentemente associada a desastres, e, pela segunda vez neste ano, um exemplar foi encontrado na costa da Califórnia. O Instituto Scripps de Oceanografia, da Universidade da Califórnia em San Diego, relatou que, na semana passada, um estudante de doutorado encontrou o animal, com cerca de 3 metros de comprimento, em uma praia de Encinitas, no sul do estado.

Esses peixes, conhecidos por seus corpos longos e achatados, habitam a zona mesopelágica do oceano, onde a luz solar não penetra. Apelidados de "peixes do apocalipse", eles ganharam fama por supostamente preverem desastres naturais ou terremotos. Em 2011, meses antes do grande terremoto no Japão, cerca de 20 peixes-remo foram encontrados nas praias do país.

De acordo com o portal O Globo, o recente achado ocorre poucos meses após outro peixe-remo, de 3,6 metros, ter sido descoberto por caiaquistas e mergulhadores flutuando próximo à costa de San Diego. Segundo Ben Frable, especialista em peixes do Instituto Scripps, desde 1901, apenas 20 casos de peixes-remo encalhados foram registrados na Califórnia, o que torna esses eventos extremamente raros.

El Niño e La Niña

Frable explicou que mudanças nas condições oceânicas, possivelmente ligadas a fenômenos como El Niño e La Niña, podem estar relacionadas ao aumento de avistamentos, embora nem sempre seja possível identificar com precisão os fatores envolvidos.

Os pesquisadores coletaram e congelaram o peixe-remo encontrado nesta semana para estudos futuros, incluindo a preservação na coleção de vertebrados marinhos da instituição. O exemplar encalhado em agosto já havia sido submetido a uma autópsia, permitindo a análise detalhada de seus órgãos e a criação do primeiro genoma de alta qualidade e nível cromossômico dessa espécie.