Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Ilha japonesa é abalada por dois terremotos potentes

Terremotos foram registrados no Japão nesta quinta-feira, 8, conforme informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS)

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 08/08/2024, às 07h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de WP Chun por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de WP Chun por Pixabay

As costas da ilha de Kyushu, no sul do Japão, foram atingidas por dois terremotos poderosos, de 6,9 e 7,1 graus de magnitude, nesta quinta-feira, 8, conforme informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS). O canal público NHK relatou que ondas de até um metro são esperadas em algumas áreas costeiras das ilhas de Kyushu e Shikoku.

O primeiro terremoto ocorreu a uma profundidade de 33 quilômetros, enquanto o segundo teve uma profundidade de 25 quilômetros, segundo o USGS.

Em resposta aos eventos sísmicos, o governo japonês anunciou a criação de um grupo de trabalho para coordenar as ações de enfrentamento, de acordo com a agência de notícias AFP.

Círculo de Fogo

Localizado no "Círculo de Fogo" do Pacífico, o Japão está situado sobre quatro grandes placas tectônicas e é um dos países com maior atividade sísmica no mundo. Com uma população de 125 milhões de habitantes, o arquipélago registra cerca de 1.500 terremotos anuais, o que representa 18% dos tremores globais. Embora a maioria dos terremotos seja leve, os danos variam conforme o epicentro e a profundidade.

Graças a rigorosas normas de construção anti-sísmica, mesmo terremotos fortes causam poucos danos. No entanto, em 1º de janeiro, um terremoto devastador na península de Noto resultou na morte de mais de 200 pessoas.