Com alguns problemas de saúde, Papa Francisco se recusa a fazer nova cirurgia
A assessoria de imprensa da Santa Sé informou nesta quinta-feira, 4, que o papa Francisco nomeou o enfermeiro do Vaticano que salvou sua vida quando passou por uma cirurgia no intestino, no ano passado, como seu “assistente pessoal de saúde”.
O pontífice de 85 anos decidiu a nomeação durante um momento delicado de sua saúde, já que agora ele é obrigado a se locomover por uma cadeira de rodas, devido a dores no joelho direito. Por conta de novos problemas de saúde, Francisco decidiu criar essa nova função.
O coordenador de enfermagem da Diretoria de Saúde e Higiene do Vaticano, Massimiliano Strappetti, de 53 anos, foi quem atendeu o papa durante a cirurgia que realizou em setembro de 2021.
Em entrevista à emissora católica espanhola Cope, em julho de 2021, o papa afirmou: "Salvou minha vida! Me disse: 'Você tem que fazer a cirurgia'”. Ainda na entrevista, ele comentou que Strappetti "é um enfermeiro que trabalha no Vaticano há cerca de trinta anos e tem muita experiência”.
Francisco segue com alguns problemas de saúde, ele sofre de ciática e agora tem problemas nos ligamentos do joelho, o fato de estar um pouco acima do peso corrobora com os sintomas. Segundo o Vaticano, ele recebe infiltrações regularmente e faz sessões de terapia para aliviar as dores.
O pontífice ainda descartou a possibilidade de se submeter a uma cirurgia, depois de sua viagem ao Canadá, pois teme a anestesia. "Não se brinca com anestesia", comentou.
"Eu passei 6 horas com anestesia e ainda sinto os efeitos”, ressaltou ele.
De acordo com informações do Uol, apesar dos problemas de saúde, Francisco confirmou a viagem ao Cazaquistão para assistir ao VI Congresso Mundial de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais, em 13 de setembro.
O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.