O livro de Sam Kean narra situações horripilantes de experimentos feitos em seres humanos
O mais novo lançamento ‘The Icepick Surgeon: Murder, Fraud, Sabotage, Piracy, and Other Dastardly Deeds Perpetrated in the Name of Science’ (‘O Cirurgião do Picador de Gelo: Assassinato, Frauge, Sabotagem, Pirataria e Outros Horrores Perpetrados em Nome da Ciência’, em tradução livre), de Sam Kean, revela horrores históricos cometidos em nome da ciência.
Por meio de uma linguagem envolvente, o autor se aprofunda em histórias horripilantes de personagens que, durante a busca pelo conhecimento, acabaram em situações horripilantes e até mesmo mórbidas.
Construído em ordem quase cronológica, o livro apresenta uma variedade de personagens, entre eles o inglês William Dampier, que ao longo de sua vida roubou e matou diversas pessoas. Outra curiosidade apresentada no decorrer da obra é a história de Burke e Hare, que teriam assassinado pessoas humildes para ceder os corpos às insólitas pesquisas do anatomista Robert Knox.
No decorrer da narrativa, o escritor se aprofunda, ainda, na saga de Walter Freeman, o responsável por simplificar os processos de lobotomias. Todavia, as experiências resultaram na morte de vários pacientes.
De acordo com o Estadão, um fato curioso sobre a obra é que não há tantos personagens nazistas. Sam Kean optou propositalmente em não incluir cientistas e médicos do Terceiro Reich, para evitar armadilhas ideológicas e para não isentá-los de suas responsabilidades perante toda a humanidade.
O autor também apresenta, em sua obra, o Código de Nuremberg, que aborda questões sobre experimentos em seres humanos. Além disso, reforça a importância de seguir o código de ética para que experimentos que violam os preceitos dos Direitos Humanos nunca mais voltem a se repetir.
Caso você tenha se interessado pela história, o livro em edição inglês já encontra-se disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum.