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Notícias / Coreia do Sul

O que disse o piloto de boeing 737 antes de colidir na Coreia do Sul?

Incidente marca a primeira confirmação oficial de que a aeronave enfrentou uma colisão com pássaros, problema amplamente temido na aviação

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 30/12/2024, às 16h00

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Imagem ilustrativa de Boeing 747-800 da Lufthansa, de mesmo modelo da aeronave que colidiu - Wikimedia Commons
Imagem ilustrativa de Boeing 747-800 da Lufthansa, de mesmo modelo da aeronave que colidiu - Wikimedia Commons

No último sábado, 29, um Boeing 737-800 da Jeju Air, transportando 181 pessoas, colidiu com um muro de concreto após declarar emergência devido a uma colisão com pássaros. O acidente ocorreu ao pousar no Aeroporto de Muan, na Coreia do Sul, e deixou 179 mortos. Apenas duas pessoas sobreviveram.

O incidente marca a primeira confirmação oficial de que a aeronave enfrentou um "bird strike" (colisão com pássaros), um problema amplamente temido na aviação. O piloto emitiu repetidas mensagens de "Mayday" — código internacional de emergência derivado da expressão francesa venez m'aider ("socorra-me") — pouco antes do impacto.

Cronologia

Confira a linha do tempo do acidente, conforme o horário local:

8h54: Controle de tráfego aéreo autoriza o pouso na pista 01, orientada a 10 graus a leste do norte.

8h57: Alerta de "atividade de pássaros" é emitido pela torre de controle.

8h59: O piloto relata a colisão com pássaros e declara emergência: "Mayday, Mayday, Mayday... colisão com pássaros, colisão com pássaros, arremetendo".

9h00: O voo inicia a manobra de arremetida e solicita pouso na pista 19, no lado oposto da pista.

9h01: Controle autoriza o pouso na pista 19.

9h02: A aeronave toca a pista, mas ultrapassa o final dela e colide com um barranco às 9h03.

9h10: Ministério dos Transportes recebe o relatório do acidente.

9h23: Primeira vítima é resgatada e levada para atendimento médico.

9h38: O aeroporto de Muan é fechado.9h50: Segunda vítima é encontrada na cauda da aeronave.

A aeronave teria pousado com o trem de pouso recolhido, mas ainda não há confirmação se isso está relacionado à colisão com os pássaros.

Investigações 

A Coreia do Sul iniciou uma inspeção especial em todos os aviões Boeing 737-800 operados no país, totalizando 101 aeronaves. Paralelamente, uma investigação foi aberta para determinar as causas exatas do acidente, com a participação do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB).

A caixa-preta da aeronave foi recuperada e será analisada no Centro de Testes e Análises do Aeroporto de Gimpo.

O presidente interino da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, destacou que a prioridade é recuperar e identificar os corpos das vítimas para devolvê-los às famílias. O acidente reforça a necessidade de revisar protocolos de segurança em aeroportos com alta atividade de pássaros, um desafio recorrente na aviação.

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