Após buraco gigante aparecer em um área de mineração, autoridades locais decidem fechar a área
Após misterioso buraco de cerca de 25 metros de diâmetro aparecer no deserto do Atacama, em uma área de mineração no norte do Chile, o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) enviou equipes de especialistas para averiguar os possíveis motivos para o aparecimento do buraco nesta segunda-feira (1º).
A equipe especialista disse que tomou conhecimento do incidente no sábado (30 de julho), e enviou equipe especializada para a área.
Aparece Colosal Agujero de la nada 🤯
— Realidad Distópica (@RDistopica) August 2, 2022
Aconteció un enorme socavón en la región de #Atacama de 25 m de diámetro y 300 m de profundidad es #monstruoso. Desconocen su origen. Los especialistas investigan la causa del #fenómeno y a la vez evitar el temor en la población...
Chile pic.twitter.com/DgVqmyrlpm
Em comunicado divulgado pelo diretor da agência, David Montenegro, ele afirma que buraco tem uma distância de quase 200 metros até o fundo, e que nenhum material foi detectado lá.
A mina de cobre fica a 665 quilômetros da capital do Chile. A empresa canadense Lundin Mining LUN.TO tem 80% do terreno, os outros 20% restantes pertencem à empresa japonesa Sumitomo Corporation.
Apesar de não haver nenhum estudo conclusivo, algumas pessoas começaram a especular nas redes sociais de que a cratera surgiu por conta da atividade extrativista da região. Por meio de um comunicado, Cristóbal Zuniga, presidente da comuna de Tierra Amarilla, defendeu a tese de que o buraco surgiu em decorrência de atividades extrativistas inconscientes e desreguladas.
"Como municipalidade, iremos tomar todas as medidas cabíveis para proteger e manter a nossa comunidade informada sobre este preocupante acontecimento", afirmou o Zuniga.
A Sernageomin anunciou o fechamento de áreas desde a entrada do canteiro de obras da mina de Alcaparrosa, localizada próximo ao buraco.
O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.