O monumento é feito de metal, para que não possa ser queimado como aconteceu com o último
Foi inaugurada em Sevnica, na Eslovênia, uma nova estátua de bronze em homenagem à Melania Trump, primeira-dama estadunidense. O monumento, que está instalado na cidade onde a esposa de Trump passou sua infância, foi feito em substituição a uma escultura de madeira que havia sido erguida em 2019, porém incendiada por autores desconhecidos no 4 de julho, o dia da independência dos Estados Unidos.
A réplica do original possui uma placa onde se lê “em memória eterna de um monumento à Melania que existia neste local”. Contudo, nem todos gostavam da homenagem que foi queimada, que havia sido esculpida em tronco de árvore por um artesão local. Seja por gosto estético ou posicionamentos políticos, a escultura foi criticada desde o primeiro momento.
A estátua de madeira havia sido chamada nas redes sociais de “uma desgraça”, “smurfette” (em referência à sua pintura azul, que simulava a cor do casaco usado pela primeira-dama durante a posse de Donald Trump) e internautas teriam ainda apontado que o monumento não tinha qualquer semelhança com Melania.
Svenica se tornou um ponto turístico após a eleição do presidente norte-americano, visitada por aqueles que queriam conhecer mais sobre a cidade da primeira-dama. Em resposta à procura, atualmente no local é possível comer um bolo batizado de Melania, e hambúrgueres feitos para se parecerem com Donald Trump.