Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nepal

Nepalês quebra recorde de pessoa mais jovem a alcançar 14 picos acima de 8 mil metros

Jovem chegou ao cume do Shisha Pangma na manhã desta quarta-feira, completando o desafio de conquistar as montanhas mais altas do planeta

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 09/10/2024, às 08h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O jovem montanhista - Divulgação
O jovem montanhista - Divulgação

Nima Rinji Sherpa, um montanhista nepalês, quebrou o recorde como a pessoa mais jovem a alcançar o topo dos 14 picos de 8.000 metros do mundo, anunciou sua equipe na quarta-feira. Aos 18 anos de idade, Sherpa chegou ao cume do Shisha Pangma, de 8.027 metros de altura, no Tibete, na manhã de quarta-feira, completando sua ambiciosa jornada de conquistar as montanhas mais altas do planeta.

“Ele chegou ao topo esta manhã. Ele treinou bem e eu estava confiante de que ele conseguiria” disse seu pai, Tashi Sherpa, à AFP.

Conquistar o todo de todos os 14 é considerado o auge do montanhismo, um desafio extremo em que os escaladores enfrentam a “zona da morte”, onde o oxigênio no ar é insuficiente para sustentar a vida por longos períodos.

"Este cume não é apenas o ápice da minha jornada pessoal, mas uma homenagem a cada um que já ousou sonhar além dos limites tradicionais estabelecidos para nós", comentou Sherpa em um comunicado, segundo a agência de notícias. "Montanhismo é mais do que trabalho, é um testamento da nossa força, resiliência e paixão."

Família de montanhistas

Nima Rinji Sherpa tem uma ligação especial com as montanhas, vindo de uma família de montanhistas recordistas que gerencia a maior empresa de expedições de montanhismo do Nepal.

Reinhold Messner, montanhista italiano, foi o primeiro a completar o desafio em 1986, seguido por apenas 40 outros desde então. Essas montanhas encontram-se no Himalaia e nas cadeias montanhosas vizinhas do Karakoram, abrangendo o Nepal, China, Índia e Paquistão.