Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Modelo 3D revela detalhes impressionantes de naufrágio de 1915

Navio de explorador antártico, afundado há mais de um século, é revelado em detalhes nunca vistos antes, graças a avançada tecnologia de imagem

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 10/10/2024, às 16h49 - Atualizado às 20h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Digitalização em 3D do HMS Endurance - Reprodução/National Geographic
Digitalização em 3D do HMS Endurance - Reprodução/National Geographic

Um feito inédito na história da exploração marítima acaba de ser revelado ao mundo. Um novo modelo 3D, criado a partir de uma varredura do naufrágio do HMS Endurance, oferece uma visão sem precedentes do navio de Sir Ernest Shackleton, afundado no Mar de Weddell, na Antártida, em 1915.

+ Endurance: Conheça o navio que naufragou em 1915

As imagens revelam detalhes impressionantes do navio, como pratos utilizados pela tripulação, uma bota e uma pistola sinalizadora, todos preservados no convés, a uma profundidade de 3.008 metros. A qualidade da preservação é tamanha que o navio parece ter sido recentemente abandonado, desafiando as expectativas para um naufrágio centenário.

Foto
Bota que se acredita ter sido usada por Frank Wild, o segundo no comando de Shackleton - National Geographic

A descoberta do Endurance, em 2022, após uma expedição financiada pelo Falklands Maritime Heritage Trust (FMHT), já havia sido celebrada como um marco na arqueologia marítima. No entanto, o modelo 3D eleva essa descoberta a um novo patamar, permitindo que pesquisadores e entusiastas explorem o navio de forma virtual e detalhada.

Documentário

Segundo a CNN, o modelo 3D faz parte de um novo documentário intitulado 'Endurance', que será lançado em breve. O filme, dirigido por Chai Vasarhelyi, Jimmy Chin e Natalie Hewit, conta a história da malfadada expedição de Shackleton e o subsequente resgate de sua tripulação, um dos feitos mais extraordinários da exploração polar.