Museu que fica no bairro do Ipiranga terá atividades educativas gratuitas para o público de todas as idades
No próximo feriado de 7 de setembro, sábado, o Museu de Zoologia da USP estará aberto ao público com uma programação especial. Das 10h às 16h30, visitantes de todas as idades poderão participar de atividades lúdicas e educativas, sem necessidade de inscrição prévia. As atividades ocorrerão em dois períodos: das 10h às 12h e das 14h às 16h. A entrada é gratuita.
Localizado na Avenida Nazaré, 481, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, o museu é conhecido por abrigar uma das maiores coleções zoológicas da América Latina. O acervo inclui espécies da fauna brasileira, além de exposições de animais extintos e uma oportunidade para o público conhecer mais sobre a biodiversidade brasileira e a importância da preservação ambiental, em um ambiente educativo e acessível.
Atualmente, o museu conta com duas exposições em cartaz. A primeira, Biodiversidade: Conhecer para Preservar, destaca a vasta diversidade biológica do Brasil, com foco nos biomas predominantes do País, como Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampas e Pantanal.
A mostra apresenta milhares de espécies animais, incluindo exemplares taxidermizados, modelos, painéis informativos e interativos que explicam os padrões e processos da biodiversidade brasileira. O objetivo da exposição é educar os visitantes sobre a importância da preservação ambiental, incentivando o conhecimento e a conscientização sobre a conservação dos ecossistemas brasileiros.
A segunda exposição, A Vida Secreta dos Peixes-Elétricos, explora a origem evolutiva e os usos da eletricidade por esses animais. A mostra, realizada em parceria com o Aquário de São Paulo, conta com painéis explicativos, modelos das espécies para o público tocar, exemplares do museu em potes e três aquários para observação, cada um com uma espécie.
Ao todo, são três peixes-elétricos (Electrophorus voltai), cinco carapós-tuviras (Gymnotus carapo) e seis ituí-cavalos (Apteronotus albifrons) vivos. Os visitantes também poderão ouvir os sons gerados pelas descargas elétricas dos peixes nos aquários, que acontecem, por exemplo, quando eles se reconhecem entre si.