Vencedor do Nobel, Peter Higgs faleceu aos 94 anos na segunda-feira, 8; descoberta do físico foi importante para a ciência
A comunidade científica recebeu nesta terça-feira, 9, a informação de que Peter Higgs, vencedor do prêmio Nobel de física, faleceu aos 94 anos.
De acordo com a Universidade de Edimburgo, que marcou a trajetória de Higgs, o estudioso faleceu de maneira pacífica em casa na última segunda-feira, 8.
Notável, Peter foi responsável pela teoria Bóson de Higgs, conhecida mundialmente como 'partícula de Deus'. Ele foi o profissional que previu a existência da partícula em 1964.
O bóson de Higgs compreende um elemento essencial na estrutura fundamental da matéria, que acaba por atribuir massa as demais, na teoria que chamamos de 'modelo-padrão'.
Entretanto, a existência só seria confirmada, de fato, em 2012, através de experimentos realizados com o Grande Colisor de Hádrons na Organização Europeia para a Investigação Nuclear.
Por sua fascinante contribuição para a física moderna, Higgs, professor e mentor, foi agraciado com o prêmio Nobel de Física um ano depois, ao lado de Francois Englert.
O estudioso, que não era fã de celulares, descobriu a vitória no Nobel através de uma vizinha no momento em que foi parabenizado.
"Como me sinto? Muito feliz certamente e aliviado de que isso tenha acabado. Demorou a chegar", disse ele na época em que foi reconhecido.
"Peter Higgs foi um indivíduo notável -- um cientista genuinamente dotado cuja visão e imaginação enriqueceram nosso conhecimento sobre o mundo que nos cerca", explicou em comunicado Peter Mathieson, professor, diretor e reitor da instituição.