A morte da chilena de 99 anos foi confirmada por familiares
Na última quinta-feira, 16, morreu aos 99 anos de idade, Lucía Hiriart, a viúva do ditador chileno Augusto Pinochet. A informação foi divulgada pela família da mulher nas redes sociais.
“Aos 99 anos e rodeada de parentes e entes queridos, minha querida avó faleceu. Ela deixa uma marca imensa em nossos corações [...] Ela deu sua vida ao serviço dos chilenos e a história saberá valorizar seu grande trabalho e seu trabalho pelo nosso amado país. Descanse em paz”, escreveu sua neta, Karina Pinochet, no Twitter.
Lucía se casou com o ditador em 1943 e teve cinco filhos com ele. A mulher ficou conhecida por ser influente nas decisões de Pinochet, durante o regime militar no Chile, entre 1973 a 1990. As informações são da Reuters.
Nesse período de 17 anos, mais de 3 mil pessoas morreram ou desapareceram em território chileno. Além disso, dezenas de milhares foram vítimas de tortura.
Segundo revelado na reportagem, a morte de Hiriart aconteceu três dias antes de uma polarizada eleição para presidência no Chile, sabe-se que um dos candidatos é defensor do legado do regime militar.