Segundo autoridades locais, enquanto os pacotes ainda não são analisados, o ideal é que as plantas não sejam semeadas, consumidas ou jogadas no lixo
Já fazem alguns meses que pessoas ao redor do mundo vêm recebendo sementes misteriosas vindas da China. Dessa vez, alguns moradores de Santa Catarina acabaram encontrando pacotes não solicitados em suas portas, segundo o UOL.
Tudo começou com um homem de Jaraguá do Sul, que havia comprado um item de decoração pela internet. Junto do objeto, ele identificou alguns pacotes misteriosos e, sabendo da onda de envios bizarros em outros países, ele resolveu alertar a Secretaria de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural do estado.
A entidade, por sua vez, acionou a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que acabou emitindo um alerta acerca das sementes chinesas. Segundo a entidade, os pacotes são um tipo de “brinde perigoso”.
Além do alerta, os moradores catarinenses ainda foram aconselhados a não plantarem, consumirem ou jogarem as sementes no lixo. Nesse sentido, é recomendado que os pacotes sejam levados até o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Por enquanto, após análises iniciais, autoridades norte-americanas não classificaram as sementes como sendo de origem prejudicial. Ainda assim, para a Cidasc, as encomendas misteriosas podem apresentar riscos de ervas daninhas, proliferação de pragas e até mesmo a disseminação de fungos, vírus e bactérias.
Uma das teorias para os envios misteriosos, acatada por autoridades catarinenses e estrangeiras, é que os pacotes fazem parte de uma estratégia de vendedores chineses. A fim de aumentar suas classificações em diversos sites, os comerciantes realizam compras falsas pela internet, utilizando endereços aleatórios.