Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Star Wars

Menino de 7 anos tem passaporte negado por nome em referência a Star Wars

Os pais de um menino de sete anos enfrentaram uma situação inesperada ao tentar obter o passaporte do filho na Inglaterra

Luiza Lopes Publicado em 20/09/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Loki Skywalker Mowbray e sua família - Reprodução/Arquivo Pessoal
Loki Skywalker Mowbray e sua família - Reprodução/Arquivo Pessoal

Os pais de um menino de sete anos enfrentaram uma situação inesperada ao tentar obter o passaporte do filho na Inglaterra. A agência responsável pela emissão do documento negou o pedido, alegando que o nome do menino violava os direitos autorais da Disney.

O garoto, chamado Loki Skywalker Mowbray, nasceu no dia 4 de maio, data celebrada pelos fãs de 'Star Wars', repercute o New York Post. Christian e Becky Mowbray, ambos membros das forças armadas britânicas, não enfrentaram problemas com o nome até a primeira viagem internacional do filho, planejada para a República Dominicana.

'Direitos autorais'

No entanto, o Home Office, responsável pela imigração, informou que o sobrenome "Skywalker" não poderia ser incluído no passaporte de Loki, a menos que os pais obtivessem autorização da Disney ou mudassem o nome do menino.

Surpreso com a situação, Christian declarou ao jornal Suffolk News que não esperava enfrentar tal obstáculo. Embora entendesse a proteção dos direitos autorais, ele ressaltou que não tinha intenção de usar o nome para obter vantagens pessoais.Apesar da dificuldade, o desfecho foi positivo: Loki conseguiu seu passaporte, embora os detalhes de como o problema foi resolvido não tenham sido divulgados.

Em um caso semelhante, Khaleesi Holloway, de seis anos, também teve o passaporte negado por seu nome, inspirado na personagem Daenerys Targaryen, de 'Game of Thrones'.

O Home Office utilizou o mesmo argumento, exigindo uma autorização da Warner. Após o caso ganhar atenção na internet, as autoridades reconheceram um erro no procedimento e esclareceram que apenas aqueles que mudaram seu próprio nome precisam de autorização especial para obter o passaporte.